Notícias DA

Yara de Cássia Alves, egressa do Programa de Pós Graduação em Antropologia Social da Universidade de São Paulo (PPGAS/USP), recebeu o Prêmio Lélia Gonzalez de melhor tese de doutorado defendida na área de Antropologia Social nos anos de 2022-2023.

A premiação aconteceu durante a 34ª Reunião Brasileira de Antropologia, nos dias 23 a 26 de julho, em Belo Horizonte, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A tese intitulada “Nos rastos do passado: costuras do tempo na construção do parentesco e da socialidade entre quilombolas do Vale do Jequitinhonha- MG” tem como objetivo central percorrer a noção de "rasto", que busca de maneira ampla reviver o passado no presente, se expressando de maneiras distintas nos espaços, festas, corpos, etc.

“A tese tem uma abordagem etnográfica e foi escrita após aproximadamente seis meses de trabalho de campo, divididos em estadias diferenciadas que se relacionavam a eventos específicos que acontecem no calendário local, como a Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, o tempo da política, o tempo das águas. Nessas estadias, residi em casas das quatro comunidades quilombolas pesquisadas, o que já acontecia desde 2009, quando iniciei as pesquisas na região, principalmente na comunidade Pinheiro. Portanto, a experiência adquirida ao longo de treze anos contribuiu significativamente para o aprofundamento das questões centrais da pesquisa, que se relacionam diretamente com os temas do parentesco, da política e da construção da memória”, explica Yara.

Atualemente, Yara é professora da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e é pesquisadora associada ao Métis, projeto temático financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), com a coordenação geral da Profa. Fernanda Peixoto.

“Os principais resultados da tese me mostraram que os quilombolas da região estão sempre buscando referências no passado para entenderem o presente e se direcionarem ao futuro, algo semelhante à filosofia africana do Sankofa, que ensina que é preciso olhar para trás para caminhar à frente. De maneira ampla, o parentesco, a política e a religião se constroem com forte base no território que ocupam, principalmente nas casas, conhecidas como casas raízes. A partir disso a figura da mãe surge como central, sendo reconhecida pelo respeito que inspira e pela força que adquire com os desafios cotidianos. A maternidade extrapola o campo do parentesco e surge como ponto de referência para compreenderem a política, por exemplo. Portanto, o trabalho feminino da criação dos filhos é fundamental para compreendermos uma série de fatores que não são associados diretamente ao parentesco”, comenta a pesquisadora sobre os resultados em relação à tese.

PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM GESTÃO ACADÊMICA DE PROJETOS DE PESQUISA – 2/2024.

"Programa de formação em gestão acadêmica de projetos de pesquisa" 2/2024 da PRPI - Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da USP.

Bolsa para atuar junto aos Projetos temáticos “Do coração das guerras a poéticas da plasticidade: criação e engajamento no pensamento artístico em contextos africanos dos anos 1980 a nossos dias” (FAPESP 22/05923-9) e “Artes e semânticas da criação e da memória” (FAPESP 20/07886-8).

O bolsista deverá principalmente: Participar de atividades de capacitação, colaborar na gestão das atividades dos projetos como implementação de ferramentas, organização de reuniões, apoio logístico a eventos e gestão financeira.

REQUISITOS:

1. Possuir título de Doutor de qualquer instituição, nacional ou estrangeira.
2.Não ser beneficiário(a) de bolsa de outros programas ou de outras agências de fomento.
3. Não possuir vínculo empregatício.
4. Possuir experiência na área de conhecimento dos projetos.
5. Docentes, servidores(as) técnicos e administrativos, alunos(as), pós-doutorandos(as) e pesquisadores(as) colaboradores(as) da USP não podem participar do Programa.

INSCRIÇÃO: de 17/07/2024 até 23h59 de 01/08/2024.

Enviar mensagem para ddbarros@usp.br, fapeixoto@usp.br e janemarq@usp.br , com o assunto “Bolsa FGA 2024” e os seguintes anexos em formato PDF:

a. Diploma ou certificado de conclusão de Doutorado;
b. Súmula Curricular de acordo com modelo FAPESP;
c. Currículo Lattes atualizado;
d. Carta de motivação;
e. Carta de recomendação.

Serão aceitas somente as inscrições realizadas no prazo e com documentação completa. A seleção dos candidatos será feita com base na análise da documentação e em eventual entrevista.

O resultado será comunicado ao candidato por e-mail até 14/08/2024.

ESPECIFICAÇÕES DA BOLSA:

Valor: A bolsa será no valor de R$ 8.479,20 pelo período de 12 meses com possibilidade de prorrogação por 12 meses.
Início: 01 de setembro de 2024. Regime de trabalho: híbrido.
Carga horária: 40h/semana.

Estão abertas as inscrições para discentes/egressos do PPGAS para participarem como pessoa voluntária do curso de extensão Prepara PPGAS: Oficinas para a Seleção de Ingresso em 2024/25.

A oficina é direcionada às pessoas candidatas ao processo seletivo do programa e as atividades se darão com tutorias de projetos de pesquisa no formato virtual.

Inscrições: 3 a 7 de julho de 2024.
Link: https://forms.gle/3sFw2L26DPQqvyAR7 
Reunião de apresentação do projeto: 10/7/2024 às 19h.

Esta também é uma iniciativa da CoPAF – Comissão Permanente de Ações Afirmativas do PPGAS-USP.  

Participe!
Qualquer dúvida, encaminhar email para coletivopreparappgas.usp@gmail.com

Esta é a quinta edição do prêmio que destaca mulheres cientistas dedicadas às pesquisadoras nacionais que tenham prestado relevantes contribuições a ciência e gestão científica, além de terem realizado ações em prol da ciência e da tecnologia nacional.
https://confap.org.br/news/sbpc-divulga-vencedoras-do-5o-premio-carolina-bori-ciencia-mulher/

O Portal de Livros Abertos da USP publicou o e-book " Cinema negro: D’África à diáspora – o pensamento antirracista de Kabengele Munanga", de Celso Luiz Prudente, Rogério de Almeida (Organizador). 

Para acessar os outros títulos: Portal de Livros Abertos da USP

Livro "Exu: Um Deus Afro-atlântico no Brasil" (Edusp) do antropólogo Vagner Gonçalves da Silva recebe o Prêmio Literário Biblioteca Nacional 2023 (na categoria “Ensaio Social - Prêmio Sérgio Buarque de Holanda) e o 9º Prêmio ABEU - Associação Brasileira das Editoras Universitárias (na categoria Ciências Sociais).

Mais informações: https://www.fflch.usp.br/139220

https://www.premioabeu.com.br/resultado-2023

Transmissão da Cerimônia de Outorga do Título de Professor Emérito a Kabengele Munanga pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

Antropólogo e professor aposentado, Kabengele Munanga nasceu na República Democrática do Congo no início da Segunda Guerra Mundial. Com um extenso currículo, produziu contribuições fundamentais na área de Antropologia e de Estudos Africanos ao longo de sua vida.

O Laboratório de Etnográfico de Estudos Tecnológicos e Digitais (LETEC), ligado ao departamento de Antropologia da USP, torna pública a seleção de 1 bolsista – Treinamento Técnico 3 (TT-3) para o projeto “Desigualdades digitais e etnografia: Internet, seus usos, agenciamentos e possibilidades em favelas do Rio de Janeiro”.

A bolsa disponível é para graduado/a em Ciências Sociais, Antropologia ou Sociologia, com duração de 12 meses e dedicação de 20 horas semanais.

1 - Do cronograma de seleção:
- Inscrições: 24 de agosto a 10 de setembro de 2023;
- Entrevistas: 12 e 13 de setembro de 2023 (as entrevistas ocorrerão de forma remota e serão informadas por e-mail);
- Resultado: 15 de setembro de 2023.

2 - Da documentação para inscrição:

- Carta de motivação (máximo 2 páginas), histórico escolar da graduação e currículo lattes:
- A documentação dever ser enviada para o e-mail: labletecusp@gmail.com (colocar no assunto “Bolsa TT-3”).

Mais informações no edital anexo.