DA na mídia
O Laboratório de Imagem e Som em Antropologia (Lisa) da USP tem um acervo de aproximadamente 2 mil filmes, 25 mil fotografias e 700 horas de registros sonoros.
Ele funciona como um centro de apoio e fomento às pesquisas, preservação de acervos, difusão e formação em Antropologia.
Compartilhe o vídeo com quem precisa conhecer esse trabalho incrível: https://www.youtube.com/watch?v=itpQhblmrq8
Acesse a postagem do perfil @usp.oficial no Instagram: …
Filme produzido em laboratório da USP estreia nas redes sociais
No Dia da Consciência Negra, o Laboratório de Imagem e Som em Antropologia (Lisa) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP disponibiliza nas redes sociais o filme “São Palco – Cidade Afropolitana”
O filme São Palco – Cidade Afropolitana poderá ser visto nas redes sociais a partir deste dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. O filme é dirigido Rose Hikiji e Jasper Chalcraft, ambos do Laboratório de Imagem e Som em Antropologia (Lisa) do Departamento de Antropologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.
O filme recebeu em junho deste ano o Prêmio do Público de Melhor Longa-Metragem na 14ª Mostra Ecofalante de Cinema e o…
O filme São Palco - Cidade Afropolitana pode ser assistido na íntegra a partir de agora no site e no canal do YouTube do LISA-USP. A produção do LISA-USP, dirigida por Jasper Chalcraft e Rose Satiko Gitirana Hikiji, aborda a diáspora criativa africana em São Paulo, apresentando artistas como Shambuyi Wetu e Yannick Delass, da República Democrática do Congo, Lenna Bahule, de Moçambique, e Edoh Amassize do Togo.
O que esses artistas africanos que chegam ao Brasil nos últimos anos carregam consigo na travessia? Como dialogam as diásporas africanas – a nova diáspora criativa e a que fez do Atlântico um cemitério? Que palcos são ocupados, construídos, preenchidos com as performances dos artistas que atravessam o oceano? Ancestralidades atualizadas em performances que constroem…
A iniciativa recebeu um vídeo especial de registro produzido pelo Sesc São Paulo, disponível neste link: https://www.instagram.com/reel/DNTmRjfMi4m/?utm_source=ig_web_copy_link
Realizada no distrito da Bela Vista, no território Bixiga, a caminhada propõe uma imersão no território a partir de sua memória afro-religiosa, conectando temporalidades em pontos como o Sítio Arqueológico Saracura/Vai-Vai e o terreiro Ilê Asé Iyá Osun, fundado há mais de 40 anos.
Para acesso a fotos: https://drive.google.com/drive/folders/1Ewk7zKMpdv_rmNpFPazUlCFmGR6Fso3…
A gravação com a coordenadora do LISA e diretora de “São Palco - Cidade Afropolitana”, Rose Satiko Hikiji, o protagonista Shambuyi Wetu e o editor Ricardo Dionísio, no podcast Intérpretes do Brasil Contemporâneo ganhou destaque na Folha de S. Paulo.
A matéria destaca o poder dos filmes etnográficos na transmissão de conhecimento e discute a atuação de artistas africanos que chegam, no Brasil, "com suas histórias, saberes e práticas criativas", enfrentam barreiras e "criam palcos de resistência".
O podcast Intérpretes do Brasil Contemporâneo é uma produção da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. Coordenado por Júlio César Suzuki, docente do departamento de Geografia, o programa é fruto de um convênio entre a Faculdade e o jornal Folha de S.…
maisA gravação com a antropóloga Sylvia Caiuby Novaes, no podcast Intérpretes do Brasil Contemporâneo, ganhou destaque na Folha de S.Paulo!
Na matéria, Sylvia é reconhecida por sua sensibilidade e profundidade ao falar sobre o papel do olhar na compreensão das imagens, tema central da conversa no podcast.
Com uma trajetória marcada pela escuta, atenção e crítica visual, Sylvia convida o público a refletir sobre como enxergamos o mundo — especialmente em tempos de excesso de imagens e leituras superficiais.
🗞️ Confira a repercussão na Folha:
https://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/2025/05/antropologa-da-usp-destaca…
Ouça a entrevista - "Cidade, graffiti e antropologia" - em: https://open.spotify.com/episode/6td74IGznKOPCIbTbhZeC1?si=KpfJSPwKRW2OIVxnVsfs5g&nd=1&dlsi=ff17a40d37254197
Enrico Spaggiari tratou de tópicos de sua tese de doutorado e da coorganização da coletânea 'Futebol popular' (publicada com apoio do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia, INCT) na referida matéria (1/3/25): https://revistapesquisa.fapesp.br/como-as-mudancas-urbanas-redefinem-o-futebol-de-varzea/
Julio Cesar Talhari tratou de tópicos de sua tese de doutorado (defendida em set./24) sobre o Museu Paulista, em entrevista ao site de Divulgação Científica da FFLCH-USP (14/2/25): https://www.fflch.usp.br/174090