DA na mídia

Perfil oficial da USP apresenta o trabalho do LISA

O Laboratório de Imagem e Som em Antropologia (Lisa) da USP tem um acervo de aproximadamente 2 mil filmes, 25 mil fotografias e 700 horas de registros sonoros.
Ele funciona como um centro de apoio e fomento às pesquisas, preservação de acervos, difusão e formação em Antropologia.
Compartilhe o vídeo com quem precisa conhecer esse trabalho incrível: https://www.youtube.com/watch?v=itpQhblmrq8
Acesse a postagem do perfil @usp.oficial no Instagram: …

mais
"São Palco - Cidade Afropolitana" ganha destaque no Jornal da USP

Filme produzido em laboratório da USP estreia nas redes sociais

No Dia da Consciência Negra, o Laboratório de Imagem e Som em Antropologia (Lisa) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP disponibiliza nas redes sociais o filme “São Palco – Cidade Afropolitana”

O filme São Palco – Cidade Afropolitana poderá ser visto nas redes sociais a partir deste dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. O filme é dirigido Rose Hikiji e Jasper Chalcraft, ambos do Laboratório de Imagem e Som em Antropologia (Lisa) do Departamento de Antropologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

O filme recebeu em junho deste ano o Prêmio do Público de Melhor Longa-Metragem na 14ª Mostra Ecofalante de Cinema e o…

mais
Filme "São Palco - Cidade Afropolitana" já está disponível na íntegra no site e YouTube

O filme São Palco - Cidade Afropolitana pode ser assistido na íntegra a partir de agora no site e no canal do YouTube do LISA-USP. A produção do LISA-USP, dirigida por Jasper Chalcraft e Rose Satiko Gitirana Hikiji, aborda a diáspora criativa africana em São Paulo, apresentando artistas como Shambuyi Wetu e Yannick Delass, da República Democrática do Congo, Lenna Bahule, de Moçambique, e Edoh Amassize do Togo.

O que esses artistas africanos que chegam ao Brasil nos últimos anos carregam consigo na travessia? Como dialogam as diásporas africanas – a nova diáspora criativa e a que fez do Atlântico um cemitério? Que palcos são ocupados, construídos, preenchidos com as performances dos artistas que atravessam o oceano? Ancestralidades atualizadas em performances que constroem…

mais
“Pelos Caminhos de Exu: o patrimônio do Bixiga na encruzilhada, na rua e no canto”, idealizada por Michel Françoso (PPGAS-USP) e a Yalorixá Mãe Jennifer de Xangô, teve destaque na 11a Jornada do Patrimônio.

A iniciativa recebeu um vídeo especial de registro produzido pelo Sesc São Paulo, disponível neste link: https://www.instagram.com/reel/DNTmRjfMi4m/?utm_source=ig_web_copy_link

Realizada no distrito da Bela Vista,  no território Bixiga, a caminhada propõe uma imersão no território a partir de sua memória afro-religiosa, conectando temporalidades em pontos como o Sítio Arqueológico Saracura/Vai-Vai e o terreiro Ilê Asé Iyá Osun, fundado há mais de 40 anos.

Para acesso a fotos: https://drive.google.com/drive/folders/1Ewk7zKMpdv_rmNpFPazUlCFmGR6Fso3…
 

Folha de S. Paulo destaca gravação de podcast com diretora, protagonista e editor de "São Palco-Cidade Afropolitana"

A gravação com a coordenadora do LISA e diretora de “São Palco - Cidade Afropolitana”, Rose Satiko Hikiji, o protagonista Shambuyi Wetu e o editor Ricardo Dionísio, no podcast Intérpretes do Brasil Contemporâneo ganhou destaque na Folha de S. Paulo.

A matéria destaca o poder dos filmes etnográficos na transmissão de conhecimento e discute a atuação de artistas africanos que chegam, no Brasil, "com suas histórias, saberes e práticas criativas",  enfrentam barreiras e "criam palcos de resistência".

O podcast Intérpretes do Brasil Contemporâneo é uma produção da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. Coordenado por Júlio César Suzuki, docente do departamento de Geografia, o programa é fruto de um convênio entre a Faculdade e o jornal Folha de S.…

mais
Folha de S.Paulo destaca gravação de Podcast com Sylvia Caiuby Novaes

A gravação com a antropóloga Sylvia Caiuby Novaes, no podcast Intérpretes do Brasil Contemporâneo, ganhou destaque na Folha de S.Paulo! 

Na matéria, Sylvia é reconhecida por sua sensibilidade e profundidade ao falar sobre o papel do olhar na compreensão das imagens, tema central da conversa no podcast.

Com uma trajetória marcada pela escuta, atenção e crítica visual, Sylvia convida o público a refletir sobre como enxergamos o mundo — especialmente em tempos de excesso de imagens e leituras superficiais.

🗞️ Confira a repercussão na Folha:
https://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/2025/05/antropologa-da-usp-destaca…

mais
Gabriela Leal (com mestrado no PPGAS) abordou seu livro sobre práticas de graffiti (Ed. Funilaria) no Estilhaço podcast (Unesp)
Matéria na Pesquisa Fapesp sobre impactos de mudanças urbanas no futebol amador de São Paulo teve Enrico Spaggiari (egresso do PPGAS) como um dos entrevistados

Enrico Spaggiari tratou de tópicos de sua tese de doutorado e da coorganização da coletânea 'Futebol popular' (publicada com apoio do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia, INCT) na referida matéria (1/3/25): https://revistapesquisa.fapesp.br/como-as-mudancas-urbanas-redefinem-o-futebol-de-varzea/

Escola vencedora de grupo de acesso do Carnaval de SP teve enredo baseado em livro de pesquisadora da USP
Matéria sobre a tese de doutorado de Julio Cesar Talhari (PPGAS-USP) saiu na Divulgação Científica do site da FFLCH

Julio Cesar Talhari tratou de tópicos de sua tese de doutorado (defendida em set./24) sobre o Museu Paulista, em entrevista ao site de Divulgação Científica da FFLCH-USP (14/2/25): https://www.fflch.usp.br/174090