Eventos DA
O curso aborda os ritmos dos Orixás, com suas danças e manifestações musicais, incluindo a influência dos mesmos na Música Brasileira. O mote e a referência serão os instrumentistas/sacerdotes dos Orixás, fundamentais na musicalidade brasileira. Os diálogos oferecidos nestes encontros se baseiam na metodologia autodidata da Família Solano Trindade, com a fusão entre teoria e prática, e a proposta de movimento, sonoridade e bem estar como epistemologia.
Coordenação
Prof Rose Satiko Gitirana Hikiji, da FFLCH
Ministrante(s)
Vitor Israel Trindade de Souza
Elis Sibere dos Santos Monte Trindade de Souza
Link de inscrição: https://sce.fflch.usp.br/node/5676
Prezados/as/es,
Convidamos vocês para o I Seminário Internacional Afluências nas artes desde Dacar, realizado pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da USP e pelo projeto temático Link'Art Africas (FAPESP), que reunirá entre os dias 16 e 19 de setembro de 2024, na cidade de São Paulo, pesquisadores de instituições senegalesas, francesas e brasileiras.
Em anexo, vocês poderão conferir a programação e o link para a inscrição aqui
O evento será presencial e as mesas contarão com tradução simultânea do português para o francês e do francês para o português.
Atenciosamente,
Comissão Organizadora
O Grupo de Estudos "Antropologia da Pós-Verdade, dos Negacionismos e das Formações Conspiratórias" visa analisar e discutir, sob uma perspectiva antropológica, os fenômenos da pós-verdade, do negacionismo e das teorias da conspiração.
Tema do encontro: "Encontros pragmáticos" vs. negacionismo
O grupo discutirá o seguinte texto:
ALMEIDA, Mauro W. Barbosa de. Anarquismo Ontológico e Verdade no Antropoceno. Ilha Revista de Antropologia, Florianópolis, v. 23, n. 1, p. 10–29, 2021.
https://periodicos.ufsc.br/
Com alegria a Sexta do Mês convida todes para as duas mesas temáticas que ocorrerão no mês de setembro. A primeira delas, intitulada "Escutar e acolher: experiências de promoção de saúde mental na universidade", propõe-se a debater sobre as políticas institucionais e as práticas coletivas de cuidado, acolhimento e escuta que acontecem no âmbito do ensino superior, contando com a presença de docentes, pesquisadores e discentes de diferentes faculdades públicas.
Jornada Internacional de Estudos - As Técnicas do Corpo: 90 anos do ensaio de Marcel Mauss
A jornada busca celebrar os noventa anos do ensaio As técnicas do Corpo (1934), do antropólogo francês Marcel Mauss (1872-1950). Através de sua efeméride, a motivação do evento não é exatamente proporcionar uma rememoração do texto, mas sim provocar sua releitura junto ao público brasileiro. Tantas vezes apontado no Brasil como inspirador da antropologia do corpo, o ensaio também é, na França, considerado o fundador da antropologia da técnica. Essa segunda linha de investigação reposiciona as ansiedades contemporâneas em torno de tecnofobias e tecnoutopias, além de balizar caminhos metodológicos, inclusive audiovisuais, para a percepção e descrição dos “atos tradicionais e eficazes” constitutivos da técnica. Em sintonia com a interdisciplinaridade que marca o ensaio, a jornada promoverá conexões entre antropologia e arqueologia, compreendendo que a ênfase de Marcel Mauss sobre o domínio da técnica através do corpo sublinha a continuidade entre o biológico, o psicológico e o social.