Pós-docs
Rememorar as águas e retomar a terra: ações políticas Guarani e Kaiowa em retomadas no Mato Grosso do Sul
OS SIGNIFICADOS DA PRÁTICA DE CUIDADO E CURA PARA CONSTRUÇÃO DE UMA ETNOCIÊNCIA E BEM-VIVER SOB A LÓGICA UMBANDISTA NA METRÓPOLE PAULISTANA
O objetivo do projeto de pós-doutoramento concentra-se no estudo e análise das práticas de cuidado e cura, sob as vivências do sagrado umbandista na cidade de São Paulo, que segundo Silva (2022) possui um número expressivo de terreiros. Parte-se da premissa que o processo de relação sagrado e cura dialoga com uma perspectiva que gera e implica também procedimentos que podem indicar o desenho de uma epistemologia específica que se constrói a partir de conhecimentos e saberes, podendo ser denominada de etnociência.
POLÍTICA DE ARMAS, MILITARIZAÇÃO E USO INDISCRIMINADO DA FORÇA
Trata-se de projeto de pesquisa de pós-doutorado que tem por finalidade investigar, a partir das disputas decorrentes da redefinição da política brasileira de armas e seus impactos, o processo de “militarização” da sociedade brasileira, a fim de se possa avaliar, em que medida, este processo está relacionado à ascensão da extrema direita no Brasil e de que modo legitima o uso indiscriminado da força.
Famílias e conjugalidades contemporâneas: A judicialização do poliamor e da multiparentalidade no Brasil
Conexões Artísticas Urbanas entre Cerros e CDHU: Etnografia Multissituada em Territórios Habitacionais com Murais de Graffiti no Brasil e no Chile
O objetivo deste estágio pós-doutoral é, por meio de etnografia multissituada, estabelecer nexos comparativos sobre a (con)vivência de moradores em territórios habitacionais que possuem murais de graffiti sequenciais de grandes dimensões nos espaços construídos, geralmente em muros ou empenas. Esses murais estabelecem circuitos denominados de ‘museu’ ou ‘galeria’ a céu aberto, que proporcionam outros usos e fruição para esses espaços. A partir dos dados etnográficos coletados, será possível estender fios analíticos entre o Museo a Cielo Abierto, situado no Cerro Bellavista em Valparaiso (Chile) e o projeto ‘Artes Visuais Urbanas nas Alturas’ (AVUA), situado no CDHU Campo Grande em Jacareí (São Paulo, Brasil).
Fazendo cabeças transfronteiriças: Intervenções capilares e a produção do gênero em salões de Tabatinga/Letícia/Santa Rosa
Essa pesquisa de pós-doutorado consiste em uma etnografia a ser realizada em salões de cabelo do complexo urbano transfronteiriço constituído pelas cidades de Tabatinga (Brasil), Letícia (Colômbia) e Santa Rosa (Peru). capitaneados por pessoas dos campos das feminilidades, masculinidades (cisgeneridades ou transgeneridades) e suas variações. A proposta é compreender as intervenções capilares como estabilizações estéticas de um conjunto de relações sociais e a pergunta central é, de que forma e a partir de quais técnicas, substâncias e saberes, essas intervenções podem ser entendidas como tecnologias de produção, estabilização ou desestabilização de gênero, de corporalidades e de pessoalidades.
Violência de gênero no ambiente acadêmico: um estudo comparativo entre Brasil e Chile.
A presente pesquisa realizou um estudo comparativo sobre a violência de gênero no ambiente acadêmico em universidades do Brasil e Chile, utilizando como referencial teórico-metodológico os estudos a partir dos marcadores sociais da diferença e da interseccionalidade. Foi realizado um trabalho de campo etnográfico nas universidades, e a sistematização de cerca de 400 formulários e 40 entrevistas em profundidade, realizando um levantamento de dados em duas frentes. Na primeira, com relação à motivação para as denúncias, ações de promoção da escuta e à mobilização das vítimas/sobreviventes/denunciantes em movimentos, coletivos ou associações, por meio de formulário estruturado com respostas de múltipla escolha e perguntas abertas, como também entrevistas em profundidade, semiestruturadas, para a descrição dos relatos. Na segunda frente, foram pesquisadas as respostas institucionais, bem como se as universidades realizam políticas de prevenção, educação e comunicação que visem o enfrentamento à desigualdade de gênero; realizei o levantamento dos mecanismos e/ou órgãos específicos de apuração das denúncias, as sanções ou penalidades aplicadas aos agressores, por meio de sindicâncias e processos administrativos. Os diversos relatos e estudos sobre esse tema apontam para uma reprodução de procedimentos e ações violentas contra as vítimas/sobreviventes/denunciantes, gerando revitimização principalmente às mulheres que decidem denunciar, com consequências drásticas ao ensino, pesquisa e extensão no ambiente acadêmico. No Brasil e no Chile a produção sobre o tema é recente, assim como as ações realizadas pelas diferentes instituições. Observei que os movimentos sociais, as pesquisadoras sobre o tema e os coletivos feministas têm sido os principais agentes na mobilização para cobrança de políticas institucionais com o foco na prevenção e enfrentamento à violência de gênero nas universidades, faltando às instituições uma tomada de posição mais efetiva sobre o tema e ações concretas a serem implementadas a curto, médio e longo prazo.
Política encantada: as lutas por e com a terra no Nordeste Indígena
Resumo: As lutas mobilizadas por grupos indígenas no Nordeste pelo reconhecimento e garantia de direitos, especialmente relacionadas à terra, conquistaram singular visibilidade a partir dos anos oitenta e noventa, tornando-se o mote de um contundente conjunto de estudos realizados na região. O presente projeto de pesquisa tem como objetivo retomar essa bibliografia e problematizá-la a partir de três pontos de inflexão: a partir do trabalho etnográfico conduzido com o povo Xukuru do Ororubá (Pe), grupo com o qual venho desenvolvendo pesquisas nos últimos dez anos; tomando a terra e seus habitantes, humanos e outros-que-humanos, como foco analítico; e através de uma leitura rigorosa dos trabalhos que têm apostado nas formulações da filosofa Isabelle Stengers a respeito da “cosmopolítica” para problematizar as lutas conduzidas por grupos indígenas nas terras baixas. Com isso, a pesquisa propõe um alargamento dos atores considerados nas lutas em questão, sejam estes humanos ou outros-que-humanos, e espera contribuir para uma compreensão mais precisa do que move os Xukuru, especificamente, e os povos no Nordeste em geral, na luta pela terra, e do que é essa terra pela qual se luta. Espera-se, ainda, compreender os efeitos para estes grupos da atual política do governo brasileiro em relação às Terras Indígenas, bem como as eventuais dissonâncias que esta enseja em relação às compreensões locais do que é o território.
Cosmopolitícas culturais beligerantes. Análise da propagação dos rituais dos Indios Pankararu (Pernambuco e São Paulo)
No Nordeste do Brasil, um recente processo de convergência ritual envolvendo grupos indígenas segue um movimento histórico de conversão religiosa. Os rituais coletivos toré e praiá, assim como rituais domésticos de oferta alimentar ou cura xamânica, são comuns a muitos grupos indígenas. A partir da década de 1950, e mais intensamente a partir da década de 1970, os índios Pankararu aceitaram a reprodução de seus rituais para grupos parentes. O objetivo do presente projeto é analisar essa política cultural de propagação de rituais. Por que os rituais Pankararu circularam? Como esse fenômeno pode ser analisado? Os rituais dos índios Pankararu podem ser definidos como guerras simbólicas. Há muitos dados que nos convidam a pensá-los assim. Minha hipótese é que a propagação desses rituais permitiu a formação de um exército invisível em escala regional, constituindo assim políticas culturais beligerantes. A pesquisa proposta articula duas dimensões: uma pesquisa bibliográfica sobre políticas culturais e o contexto de urbanização; e a realização de duas etnografias: entre os índios geripankó (vizinhos e parentes dos Pankararu praticando esses rituais desde os anos 2000) e entre os índios Pankararu que vivem na comunidade de Real Parque, em São Paulo. Meu objetivo é analisar os conhecimentos tradicionais em circulação e as subsequentes transformações socioculturais.
A arte de criar assemblages: materialidades e temporalidades entre curanderos e curanderas na costa norte peruana
Este projeto propõe um estudo da prática de curanderismo na costa norte peruana, mais especificamente em Lambayeque, a partir da abordagem conhecida como Etnografia Arqueológica, conforme proposta por Yannis Hamilakis (HAMILAKIS, 2011; HAMILAKIS; ANAGNOSTOPOULOS, 2009). Neste sentido, pretende-se explorar como os conceitos de materialidade e temporalidade se interseccionam nas práticas de curanderos e curanderas, que se dão a partir de agenciamentos de coisas/seres construídos pelos próprios Maestros curanderos.
"Cinema Amazônida": etnografia das representações fílmicas dos fazedores de cultura da Amazônia.
No presente estudo, proponho uma reflexão epistemológica sobre a práxis audiovisual realizada na Amazônia Paraense, acompanhando as mobilizações e representações sociais de diretores fílmicos, com ênfase em documentários. Meu objetivo é compreender a construção estética e de conteúdo dessas produções, que valorizam aspectos específicos da chamada 'cultura regional' e suas identidades étnicas. Além disso, reflito sobre a categoria nativa 'cinema Amazônida', contribuindo para a discussão sobre a interculturalidade dos diretores dentro do contexto pesquisado.
“Antigone in the Amazon” (Milo Rau/NTGent; MST, 2023): tragédia e ativismo político em diálogo com a antropologia da performance.
Este projeto de pesquisa se interessa pela dramaturgia e encenação do espetáculo “Antigone in the Amazon”, propondo refletir sobre a forma teatral tragédia e as experiências ativistas implicadas em sua concepção. Nesse sentido, pretende-se explorar a tragédia como forma teatral e como experiência, tendo a dramaturgia e encenação da peça como agentes da reflexão. A peça estreou em 2023 na Bélgica e teve atuação de ativistas indígenas e quilombolas, além de militantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). O diretor, Milo Rau, é conhecido por realizar um “teatro investigativo” (Valentim, 2021), pautado em pesquisas de campo entre grupos sociais ameaçados e vulnerabilizados por conflitos contemporâneos no contexto do neoliberalismo global. Além disso, a concepção de seus trabalhos está centrada na colaboração com sujeitos políticos em diferentes contextos conflituosos – como é o caso da Amazônia e Eldorado dos Carajás, tematizados na peça. Em “Antigone...”, a tragédia de Sófocles e a mitologia ocidental são “ocupadas” - como mencionou o diretor em uma entrevista à Rede Brasil Atual 1 em abril de 2023, utilizando uma metáfora importante para o MST.
CIDADE VIVIDA: A POLÍTICA HABITACIONAL VISTA A PARTIR DO COTIDIANO DOS MORADORES DAS PERIFERIAS
Esta pesquisa busca compreender as formas de habitar e significar a cidade produzidas pelos moradores das periferias urbanas que tiveram acesso a moradia através do Programa Minha Casa Minha Vida. Tomando como recorte empírico dois conjuntos habitacionais localizados em Santa Cruz do Sul e Pelotas, cidades médias do Estado do Rio Grande do Sul, pretende-se analisar as estratégias cotidianas de existência e de reprodução desenvolvidas por esses grupos na sua relação com as normas instituídas pela política habitacional e o território.
“O LEGADO DE MESTRES E MESTRAS”: memória e criação nas artes marciais chinesas
Tenho buscado aproximar Antropologia e Sinologia desde minha etnografia das artes marciais chinesas em São Paulo. Em minha atual pesquisa, o interesse é pensar as concepções de criação no kungfu/taijiquan, atento ao modo como as diferenças e variações técnicas têm lugar nela, a despeito do argumento de parte dos estudiosos que defendem não haver o conceito de criação na civilização chinesa, pois que em suas artes imperariam processos de repetição, imitação e reiteração da tradição. Minha principal interlocução é junto ao Shàoshèng Centro de Cultura Oriental e sua comunidade pedagógica, a partir do qual a pesquisa tem seu ponto de dispersão para investigar a circulação e a produção da técnica e da memória – caminho que enseja a análise tanto das matrizes chinesas de seus estilos de luta, como também da composição dos inventários técnicos que são cultivados na cidade de São Paulo, a partir de conexões e peregrinações do Brasil à China e da China ao Brasil.
Arquivos e narrativas: a experiência balinesa na Exposição Colonial de 1931
O projeto propõe acessar os arquivos inéditos da família de Cokorda Gede Raka Sukawati, em Bali, Indonésia, com o intuito de reunir, analisar documentos e colher depoimentos remanescentes dos artistas balineses que se apresentaram neste evento. A pesquisa está sendo realizada em torno de dois eixos estruturantes. O primeiro corresponde a um trabalho de campo em Bali, nos arquivos de Cokorda G. R. Sukawati e com informantes ainda vivos. Além de membro da família real de Ubud e personalidade influente nos círculos da administração colonial holandesa, Cokorda G. R. Sukawati foi diretor e responsável artístico do grupo de performers que foram à Paris. O segundo eixo estruturante relaciona-se com os dispositivos de encenação do outro agenciados na Exposição Colonial de 1931, e para isso, arquivos franceses e holandeses serão pesquisados. No ano de 2022-2023, Juliana Coelho será recebida como pós-doutoranda convidada no Centro Maurice Halbwachs (CNRS, ENS, EHESS) e na Universidade de Leiden. Essa pesquisa é financiada pela FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.
MERCADORIAS E DINHEIRO ENTRE POVOS INDÍGENAS DE RECENTE CONTATO: UM NOVO CONTEXTO PARA O ESTUDO DA INDIGENIZAÇÃO DOS BENS
Esta proposta de pesquisa visa contribuir com o arcabouço teórico e etnográfico dos estudos sobre indigenização das mercadorias e do dinheiro entre povos indígenas contemporâneos na Amazônia. Isso será feito através de uma análise etnográfica da implementação de protocolos criados pelo Estado, através da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), entre dois povos considerados como de “recente contato”: os Korubo falantes de língua Pano, da Terra Indígena Vale do Javari (AM) e os Zo’é, falantes de língua Tupi-Guarani, da Terra Indígena Zo’é (PA). Esses protocolos distintos regulam o acesso desses povos às mercadorias e ao dinheiro e, por conseguinte, impactam suas redes de relações com diferentes setores da sociedade nacional e com seus vizinhos indígenas.
No caminho do tropeiro: Relações e parentesco na síndrome de Li-Fraumeni no sul e sudeste do Brasil.
A pesquisa pós-doutoral em andamento visa descrever e analisar as relações e os parentescos das portadoras e portadores da Síndrome de Li-Fraumeni- com destaque para a variante patogênica p.R337H TP53, mas não exclusivamente- membros da Associação da Síndrome de Li-Fraumeni do Brasil (LFSA). Relações, interações e genealogias estão no cerne desta pesquisa que busca conhecer múltiplas questões, tais como a de ancestrais, famílias e parentescos na Li-Fraumeni.
CINETURKFLIX: EXPLORANDO IDENTIDADES, ANCESTRALIDADE E GÊNERO EM PRODUÇÕES TURCAS NA NETFLIX
Este projeto de pesquisa tem como objetivo explorar as representações e negociações de identidade, ancestralidade e gênero nas produções cinematográficas turcas disponíveis na plataforma Netflix. Através de uma análise das narrativas cinematográficas, pretende-se examinar como esses filmes e séries abordam e retratam questões relacionadas à identidade cultural, ancestralidade e às dinâmicas de gênero. A pesquisa será conduzida em duas constelações de filmes: a constelação de filmes de fantasia (lendas) e a constelação de dramas, ambas com obras centradas em mulheres; das quais serão exploradas as estratégias narrativas, simbólicas e visuais empregadas nessas produções para representar e dar significado a esses aspectos.
Eduardo Coutinho: Etnógrafo
Esta pesquisa toma o cinema de Eduardo Coutinho como expediente paradigmático para o estudo de tendências mais gerais que se observa no documentário brasileiro pós-1960. Para tanto, explora a aproximação entre o cinema documentário e a prática etnográfica: um método modelar de abordagem da realidade social. A análise desta aproximação sustenta-se, inicialmente, na exploração de três modelos explicativos: o artista como etnógrafo em Hal Foster (1996); os elementos estético-formais na constituição histórica da antropologia em James Clifford (1986) e a análise do cinema documentário no Brasil nos enredamentos do golpe de 1964 em Jean-Claude Bernardet (1985). Retornar a Eduardo Coutinho significa revisitar um olhar original e disruptivo para aspectos cardeais da formação e constituição da sociedade brasileira, como também uma contribuição para a reflexão alargada sobre o filme documentário.
"Queimadores do campo e fazedores de queijo": reverberações entre piropolítica e (agro e micro) biodiversidade na produção de queijos artesanais na Serra da Canastra
O presente projeto propõe examinar transformações relativas à emergência da política de manejo integrado do fogo na conservação ambiental brasileira, refletindo sobre a relação entre regimes de fogo antropogênicos e a produção alimentar. O trabalho será realizado em uma das Unidades de Conservação (UC) do Cerrado, o Parque Nacional da Serra da Canastra, no sudoeste de Minas Gerais, local marcado historicamente por conflitos entre a gestão da UC e famílias camponesas, que criam gado para a produção de leite e queijos, renovando os pastos através de queimadas. Ali está em implementação uma experiência de conservação socioambiental por meio do Manejo Integrado do Fogo (MIF), adotado em 2015 mediante acordo judicial. A pesquisa buscará analisar como a implementação pela gestão ambiental estatal de regimes de fogo conservacionistas reconfiguram os modos de queima tradicionais realizados na região e alteram, na perspectiva dos Canastreiros, a qualidade organoléptica do queijo Canastra, um alimento popular que tem seu modo de fabricação salvaguardado como patrimônio em diversos níveis estatais. Para tal, o estudo terá como base metodológica incursões etnográficas junto a famílias camponesas que, outrora proibidas de queimar, agora devem atender aos valores conservacionistas no uso do fogo estabelecidos pelo MIF, para renovar o pasto de suas propriedades. O problema que orienta a pesquisa consiste em compreender as reverberações entre piropolítica e (agro e micro) biodiversidade na produção de queijos artesanais.
Artes visuais, violências e histórias entrelaçadas: produção e circulação de obras e de artistas entre Moçambique e África do Sul (1980-1999)
SOBRE A ARTE DE FAZER DEUSES: COSMOTÉCNICAS DAS RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA NO BRASIL
Este projeto tem como objetivo realizar um estudo sobre os modos de criar e de fazer característicos das religiões de matriz africana no Brasil, buscando explorar uma teoria etnográfica da criação a partir da relação entre pessoas, coisas e deuses. Para isso, acompanhará o processo criativo de dois ferreiros de orixá, artífices ligados ao candomblé que se dedicam à produção das chamadas “ferramentas de santo”, artefatos característicos das religiões de matriz africana que, após serem feitos nas oficinas e “preparados” nos terreiros, tornam-se a expressão material dos deuses na terra.
A vida das coisas ejiwajegi na Coleção Boggiani de Roma e sua repatriação virtual à aldeia Alves de Barros
O presente projeto de pesquisa tem como objetivo compreender quais são as coisas ejiwajegi da Coleção Guido Boggiani do Museu das Civilizações (Museo delle Ci 1 - viltà - MUCIV) em Roma, na Itália; como a vida delas se desenvolveu nos espaços museais pelos quais transitou desde que foi identificada com esta nominação pelos museólogos, e também a repercussão que causaram nas exposições voltadas para um público-alvo maior; e por fim, promover uma repatriação virtual destas coisas aos Ejiwajegi, tornando possível o (re)conhecimento da Coleção Boggiani por essas pessoas, e quiça a abertura/mediação de um diálogo entre este povo indígena e a curadoria da Coleção Boggiani do Museu das Civilizações, para a promoção de um olhar inclusivo destes indígenas naquele contexto.
Encontros entre o “conspiracionismo de nicho” e a conspiração generalizada: transformações de um coletivo de paracientistas na era da pós-verdade
O objetivo geral deste projeto é realizar uma análise dos textos da revista OVNI Pesquisa, dos vídeos e das lives públicas dos seus consultores com o intuito de descrever as suas formulações sobre os temas da ciência, das teorias da conspiração e do cenário mais geral da pós-verdade. São objetivos específicos deste projeto:
a) discutir de que maneira o coletivo formado em torno da OVNI Pesquisa produz a atividade ufológica no contexto da pós-verdade.
b) descrever o modo segundo o qual este grupo compreende o seu trabalho, a atividade de pesquisa e a ciência em geral.
c) caracterizar a relação entre a OVNI Pesquisa e outros grupos ufológicos com orientações distintas.
d) a partir do foco na OVNI Pesquisa, verificar a existência de transformações da ufologia, dos seus discursos e de suas práticas no encontro com o aumento contemporâneo da intensidade de teorias conspiratórias no espaço público.
LENTES DA MPB: CRIAÇÕES DO “POPULAR” NA FOTOGRAFIA DE DAVID DREW ZINGG
Este projeto de pesquisa trata da produção visual do fotógrafo estadunidense David Drew Zingg (1923-2000) relacionada à música popular brasileira na década de 1960. O objetivo é investigar os nexos entre o uso de certas convenções visuais em fotografias de musicistas e compositores feitas por Zingg e a noção de "popular" (e termos correlatos como "povo" e "nacional-popular") em voga no período de difração da bossa nova e consolidação da chamada MPB (1962-1969). Conhecido pelo adensamento de questões estéticas e político-ideológicas na área da produção musical, esse momento específico da história brasileira engendrou também novos regimes de visualidade graças ao desenvolvimento e alcance dos meios de comunicação de massa. Apresentadas e representadas em imagens postas em circulação em capas de discos e revistas ilustradas, formas inéditas de retratar a corporalidade de artistas de gerações e estilos distintos informavam e eram informadas, a um só tempo, pelo debate acerca do "popular" e da "defesa" dos valores nacionais. Embora prolífica e inseparável do impacto da MPB na sociedade brasileira, a produção visual de David Zingg - que atuou em revistas de grande tiragem como a carioca Manchete e a paulistana Realidade - permaneceu à sombra se comparada à volumosa quantidade de análises de álbuns e canções ou de trabalhos de caráter histórico-sociológico. Partindo de interesses distintos, este projeto dá primazia às imagens do fotógrafo no intuito de enfrentar a noção de criação presente em certos estudos sobre a MPB, em geral amparada na cisão entre criatividade e técnica, e centrada no impasse entre a massificação cultural e as formas musicais ditas "autênticas". Ao apostar nas contaminações entre música e imagem na configuração do ideário "nacional-popular" vigente nos anos 1960 no Brasil, pretendo expandir a noção de criação de modo a contemplar a produção de corporalidades e objetos, bem como repensar dicotomias flagrantes desse período, tais como arte vs. publicidade, originalidade vs. imitação, nacional vs. estrangeiro.
Caatinga como espaço de criação: memória e ecologia no semiárido pernambucano
Este projeto tem como objetivo realizar um estudo sobre os modos de criar e de fazer característicos das religiões de matriz africana no Brasil, buscando explorar uma teoria etnográfica da criação a partir da relação entre pessoas, coisas e deuses. [...] Situado entre campos consagrados na antropologia, a arte, o estudo das técnicas e as religiões de matriz africana, o projeto busca explorar o conceito de cosmotécnica no universo das religiões de matriz africana, chamando a atenção para as forças mais-que-humanas que perpassam os processos técnicos
"Eu faço o meu tempo”: etnografia do fazer musical íntimo
A pesquisa propõe o estudo do musicar do compositor e cozinheiro Julio Valverde a partir de duas dimensões: individual, referente ao seu processo de composição, projeto estético e suas experiências e expectativas como artista; e local, relativa ao ambiente no qual suas obras são criadas e apresentadas a um grupo restrito de pessoas. Através do uso dos formatos escrito e audiovisual, a pesquisa discute ainda questões como a construção de si no fazer (auto)biográfico; a afirmação identitária em contextos de migração; e a agência individual na constituição da localidade.