Docentes
Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Etnologia Indígena, atuando principalmente nos seguintes temas: tradições orais e cosmologias amerindias, políticas indígenas, patrimônio cultural e conhecimento tradicional. Coordena e participa de projetos de pesquisa nacionais e internacionais. Desenvolve atividades de assessoria direta à comunidades indígenas no Amapá e norte do Pará, colaborando com órgãos públicos e organizações não governamentais em programas de formação indígena.
Atua na Linha de Pesquisa em Antropologia das Formas Expressivas, nas interfaces entre antropologia e teatro, tem interesse por reconfigurações do campo da antropologia suscitadas pela obra de Walter Benjamin. Desenvolve pesquisas em antropologia da performance, antropologia da experiência, e antropologia benjaminiana.
Atua na Linha de Pesquisa em Antropologia Urbana e Antropologia e História, com ênfaase em etnografia, cidade, sociabilidade, lazer, religiosidade. É coordenador do Laboratório do Núcleo de Antropologia Urbana da USP (Lab/NAU/USP), de sua revista eletrônica PONTO.URBE e da coleção “Antropologia Hoje” Nau/Editora Terceiro Nome.
Atua nas Linhas de Pesquisa: Antropologia das populações Afro-brasileiras, História do Brasil, Antropologia Urbana, Teoria Antropológica, Fundamentos e Crítica das Artes. Seus estudos enfatizam temas como história da antropologia, construções simbólicas e imagéticas, etnicidade, e questões raciais.
Sua atuação distribui-se pela etnologia, história e direitos dos índios, escravidão negra, etnicidade, conhecimentos tradicionais e teoria antropológica. Entre suas publicações constam os livros "Cultura com aspas"; "Negros, estrangeiros" e "Os mortos e os outros" ; organizou entre outras obras "História dos índios no Brasil" e "Enciclopédia da floresta". Foi professora doutora da Universidade Estadual de Campinas e professora titular da Universidade de São Paulo, onde é aposentada e colaboradora. Foi full professor da Universidade de Chicago de 1994 a 2009, onde é professora emérita.
Atua na Linha de pesquisa em Antropologia Urbana e Religiosidade Popular e Instituição Religiosa com ênfase nos seguintes temas: cultura, antropologia, religiosidade, igreja católica e religião.
Atua nas Linhas de Pesquisa Etnologia Indígena e Antropologia das Formas Expressivas, com ênfase em sociedade Bororo, etnografia e imagem, antropologia visual, fotografia e cinema no mundo contemporâneo. Fundadora e coordenadora do LISA – Laboratório de Imagem e Som em Antropologia entre 1991 e 2014 e desde 2017. Coordena o GRAVI - Grupo de Antropologia Visual e é pesquisadora do CEstA - Centro de Estudos Ameríndios.