Gênero & Desigualdades + Saúde - Debates Corpos gordos e COVID-19: estigma, ativismo e resistências

Página do Pagu no Facebook, pelo canal do Numas no Youtube e canal do CLAM no Youtube

A primeira edição de 2021 do Gênero & Desigualdades + Saúde - Debates traz para discussão a relação entre corpos gordos e pandemia de COVID-19. Neste sentido, propomos discutir a questõo a partir de três eixos: estigmas e estereótipos, ativismos e resistências. Neste debate, participam:

MALU JIMENEZ - é gorda, filósofa feminista, artivista. Faz arte propondo um novo olhar sobre os corpos gordos. Professora doutora em Estudos de Cultura Contemporânea pela UFMT, PHD em gordofobia, autora do livro “lute como uma gorda: gordofobia, resistências e ativismos”.

MARCELLE SILVA - Pós-doutoranda em Psicologia (UFC); Professora Substituta do Departamento de Ciências Sociais da UFC; Coordenadora Adjunta do Núcleo de Pesquisas sobre Sexualidade, Gênero e Subjetividade (NUSS /UFC); Coordenadora do Pesquisa Gorda - Grupo de Estudos Transdisciplinares das Corporalidades Gordes no Brasil.
MIRANI BARROS - Nutricionista, pesquisadora da corporalidade gorda, mestre em saude coletiva, professora de e saúde coletiva na UFRJ/Macaé.
Mediação:

CAROLINA PARREIRAS - é antropóloga, pesquisadora de pós-doutorado do Programa de Pós-graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Unicamp, membro do NUMAS/USP (Núcleo de estudos sobre marcadores sociais da diferença) . Foi Visiting Scholar do Institute of Latin American Studies (Columbia University).
O Debates ocorrerá AO VIVO na próxima quarta-feira, 24 de março, a partir das 18hs, pela página do Pagu no Facebook, pelo canal do Numas no Youtube e canal do CLAM no Youtube. Perguntas da plateia online serão encaminhadas às convidadas. Depois, tudo fica disponível também nas redes sociais do Pagu, do Numas e do CLAM, para que seja possível compartilhar a reflexão produzida coletivamente.

* O projeto GÊNERO & DESIGUALDADES é uma realização em parceria do Núcleo de Estudos de Gênero Pagu (Cocen/Unicamp) e do Núcleo de Estudos sobre Marcadores Socais da Diferença (PPGAS/USP), sob organização das pesquisadoras Regina Facchini (Pagu/Unicamp) e Carolina Parreiras (Numas/USP). Tem por objetivo divulgar trabalhos e reflexões clássicas e contemporâneas com foco em gênero e em suas articulações com outras diferenças e desigualdades. Esta atividade foi produzida em parceria com o Centro Latino-americano em Sexualidade e Direitos Humanos (CLAM/IMS/UERJ), a partir da articulação com as pesquisadoras Alessandra Brigo e Viviane Mattar.