Disciplinas Oferecidas no Semestre

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Carga Horária:90hrs
Créditos:4

A antropologia como saber acadêmico. Formação de uma literatura sobre a diversidade cultural. Evolucionismo Social e as noções de evolução, raça e progresso. As críticas ao evolucionismo. Escola Sociológica Francesa e as representações coletivas. Introdução ao método etnográfico.
Possibilitar aos alunos ingressantes no curso de Ciências Sociais uma formação básica e introdutória em Antropologia Social, estabelecendo perspectivas para o aprofundamento de certos instrumentos conceituais, teóricos e metodológicos pertinentes à reflexão antropológica. Possibilitar aos alunos, futuros professores, o conhecimento, reflexão e apresentação de conceitos centrais da antropologia como cultura, etnocentrismo, relativismo cultural, diversidade cultural.

Carga Horária:90hrs
Créditos:5

Familiarizar o aluno de Ciências Sociais com os fundamentos teóricos e procedimentos analíticos do estruturalismo, a partir da leitura e discussão da obra de Claude Lévi-Strauss. Explorar o acervo disponível no Laboratório de Imagem e Som da Antropologia para capacitar o aluno, futuro professor, para trabalhar com seus alunos do ensino médio as questões referentes à organização e cultura de diferentes grupos e sociedades.

Docente Responsável:

Prof. Vagner Gonçalves da Silva

Carga Horária:60hrs
Créditos:4

Oferecer uma perspectiva antropológica de interpretação do processo de formação das religiões afro-brasileiras sublinhando seus diálogos com a cultura nacional em termos de comportamento, estilo de vida, produção simbólica e construção identitária.
O curso apresenta, na primeira parte, uma perspectiva diacrônica da formação das religiões afro-brasileiras a partir das principais matrizes que as geraram: a matriz africana, o catolicismo popular e as religiões indígenas. Considerando a religião como um sistema cultural, privilegia, numa abordagem sincrônica, os dois modelos mais conhecidos destas religiões (o candomblé e a umbanda), tratando-os em termos de estrutura ritual, cosmologias, liturgia, organização social, noção de pessoa etc. Na segunda parte, propõe uma discussão sobre os diálogos da religiosidade afro-brasileira com algumas esferas da cultura nacional (música, dança, festas populares, literatura, artes plásticas etc.) buscando analisar as estratégias e os contextos políticos que os possibilitam. Finalmente, na terceira parte, apresenta algumas tendências contemporâneas de análise dos significados das heranças africanas na construção identitária das populações negras no Brasil.

O curso pretende trazer para a sala de aula leituras e reflexões sobre o processo de inflexão em curso que vem reconfigurando a construção de políticas e programas sociais nos campos da saúde e do direito. Contam neste processo a constituição recente de uma série de regimes democráticos (como Brasil, Argentina, Chile, África do Sul, Moçambique, entre outros países de diferentes continentes) e de inúmeros acordos internacionais como a Convenção 169 da OIT (1989), a Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento (Cairo 1994), a 4ª Conferência Mundial da Mulher (Beijing, 1995), a Conferência Mundial contra o Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e Intolerância Correlata (África do Sul, 2001), a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, promulgada pela ONU, entre outros encontros relevantes no cenário internacional dos quais muitos países foram signatários. Essas Convenções e conferências têm um impacto de largo espectro que ainda vem sendo explorado nos cenários nacional e internacional.

Carga Horária:90hrs
Créditos:5

Fornecer ao estudantes de Ciências Sociais e cursos afins uma introdução crítica ao pensamento social caribenho, através da leitura e discussão de textos clásssicos de autores de diversas ilhas/países da região (Cuba, Porto Rico, Trinidad e Tobago, Jamaica, Antigua, Haiti e Martinica). Os alunos deverão se familiarizar com as ideias centrais dos autores, entender as ligações e debates entre eles, e discutir temas tais mais amplos como nacionalidade, raça, crioulização, africanidade, capitalismo, colonialismo e diáspora.
Por focalizar questões de relações raciais e africanidade, essa disciplina contribuirá para a expansão do currículo da área de Populações Africanas e Afro-Brasileiras, incluindo uma região central para a diáspora africana e ampliando seu enfoque transatlântico. Ela visa também ao estabelecimento de um currículo voltado para os estudos latino-americanos e caribenhos no Departamento de Antropologia, que possibilitará aos alunos de Ciências Sociais uma compreensão mais ampla e complexa do contexto regional em que vivem. A disciplina promoverá também a reflexão crítica sobre algumas questões fundamentais para a antropologia contemporânea, como nacionalidade, raça, crioulização, africanidade, capitalismo, colonialismo e diáspora.

Docente Responsável:

Prof. Dr. Guilherme Moura Fagundes

Carga Horária:60hrs
Créditos:4

O curso se concentra em alguns dos principais conceitos e abordagens oriundas da antropologia da técnica. Retomamos a fórmula canônica de Marcel Mauss, que compreende a técnica como « ato tradicional eficaz », para incidir em variados fenômenos e situações etnográficas contemporâneas. Nosso enfoque é metodológico, com ênfase no aparato oferecido pela antropologia da técnica para perceber e descrever os processos de operação, manipulação, coordenação e correspondência, além das relações de predação, simbiose e cooperação implicadas nas variadas interações entre humanos e não-humanos (artefatos, plantas, animais, minerais, máquinas e ambientes de modo geral). Aposta-se na tecnodiversidade das cadeias de atos envolvidas nas mediações entre os humanos e os ambientes enquanto entrada perspicaz para o entendimento das condições de habitabilidade dos mundos, sobretudo diante da atual crise ecológica e das ansiedades tecnofóbicas/tecnotópicas provocadas pela irrupção do digital. O principal objetivo visado pela disciplina é fornecer contribuições da antropologia da técnica para a formação de estudantes e qualificação de projetos de pesquisa futuros.

Docente Responsável:

Prof. Dr. Pedro Cesarino

Carga Horária:120hrs
Créditos:5

O curso proporciona aos alunos a prática supervisionada de atividades de extensão e a reflexão crítica sobre tais atividades, especialmente sobre o papel da universidade na sociedade contemporânea e a troca de saberes com diferentes setores sociais. Ademais, o curso discute e analisa questões antropológicas contemporâneas relacionadas a coletivos ameríndios, de forma coordenada com essas atividades de extensão.
Os principais objetivos do curso são:
1) proporcionar aos alunos a prática supervisionada de atividades de extensão e a reflexão crítica sobre tais atividades, especialmente sobre o papel da universidade na sociedade contemporânea e a troca de saberes com diferentes setores sociais;
2) discutir e analisar, questões antropológicas contemporâneas relacionadas a coletivos ameríndios, de forma coordenada com essas atividades de extensão.