Disciplinas Oferecidas no Semestre
A antropologia como saber acadêmico. Formação de uma literatura sobre a diversidade cultural. Evolucionismo Social e as noções de evolução, raça e progresso. As críticas ao evolucionismo. Escola Sociológica Francesa e as representações coletivas. Introdução ao método etnográfico.
Possibilitar aos alunos ingressantes no curso de Ciências Sociais uma formação básica e introdutória em Antropologia Social, estabelecendo perspectivas para o aprofundamento de certos instrumentos conceituais, teóricos e metodológicos pertinentes à reflexão antropológica. Possibilitar aos alunos, futuros professores, o conhecimento, reflexão e apresentação de conceitos centrais da antropologia como cultura, etnocentrismo, relativismo cultural, diversidade cultural.
Familiarizar o aluno de Ciências Sociais com os fundamentos teóricos e procedimentos analíticos do estruturalismo, a partir da leitura e discussão da obra de Claude Lévi-Strauss. Explorar o acervo disponível no Laboratório de Imagem e Som da Antropologia para capacitar o aluno, futuro professor, para trabalhar com seus alunos do ensino médio as questões referentes à organização e cultura de diferentes grupos e sociedades.
Profª. Beatriz Perrone-Moisés
Dominique Tilkin Gallois
Prof. Marcio Ferreira da Silva
Introduzir os alunos de Ciências Sociais aos estudos dedicados às sociedades indígenas da América do sul. Oferecer um panorama da imensa diversidade cultural existente na região, a partir de algumas áreas etnográficas e, paralelamente, situar abordagens teóricas diferenciadas no estudo das sociedades indígenas do continente, possibilitando aos alunos um contato mais próximo com o manejo dos dados etnográficos.
Quanto ao conteúdo, pretende-se:
- trabalhar alguns aspectos jurídico-antropológicos do conceito de cultura, especialmente o debate universalidade X particularidades;
- analisar estudos brasileiros recentes relativos a questões tanto de impacto jurídico quanto de relevância antropológica.
- refletir a respeito de algumas relações teóricas e prático-profissionais entre antropologia e direito;
Didaticamente, pretende-se sensibilizar os alunos para a potencialidade do debate interdisciplinar que envolve Antropologia e Direito, especialmente através de questões pertinentes aos temas da criminalidade e direitos humanos.
Profª. Beatriz Perrone-Moisés
Dominique Tilkin Gallois
Prof. Marcio Ferreira da Silva
Profª Marta Rosa Amoroso
Prof. Renato Sztutman
Profª Sylvia Caiuby Novaes
Apresentação aos alunos de graduação de temas, metodologias e desenvolvimentos teóricos clássicos e recentes em torno da etnologia indígena, com foco especial nos estudos sobre povos sul-americanos.
O conteúdo específico deste curso será definido a cada ano pelo professor que o ministrará. De maneira geral, este conteúdo não deverá se afastar de um destes três eixos temáticos da etnologia indígena: 1) organização sociopolítica, troca e parentesco; 2) cosmologia e estética; 3) história, etnicidade e contato interétnico.
A disciplina tem como objetivo discutir abordagens de universos musicais a partir das ciências humanas, em especial da antropologia. Serão discutidas diferentes possibilidades analíticas a partir de escutas e da leitura de monografias, ensaios e artigos sobre práticas musicais em diferentes contextos, desde aldeias amazônicas até as salas de concerto metropolitanas.
Métodos computacionais têm sido intensivamente elaborados e aplicados em várias áreas das Humanidades - como na Sociologia, Ciência Política, História, Geografia e Linguística - para o enfrentamento de problemas que requerem a consideração de uma grande quantidade de dados. Seu emprego na Antropologia Social, bem mais recente e discreto que nessas outras áreas, é o que se pretende aqui explorar. Esta disciplina corresponde a uma atividade de laboratório, ou seja, a um espaço experimental, em que se aprende fazendo. Os conceitos de rede e suas aplicações, assim como as ferramentas e métodos computacionais serão apresentados com o apoio de exercícios e estudos de casos supervisionados. Espera-se que, ao final, os estudantes tenham adquirido conhecimentos e habilidades necessárias para começar a experimentar o tratamento informático em temas antropológicos de seu interesse. Em suma, este programa, definido em região de fronteira interdisciplinar, se defronta permanentemente com um duplo desafio: o de elaborar questões antropológicas que satisfaçam os requisitos de uma análise computacional e o de elaborar métodos computacionais que satisfaçam os requisitos de uma análise antropológica.
Profa. Fernanda Arêas Peixoto
Prof. Guilherme Moura Fagundes
Prof. Pedro de Niemeyer Cesarino
Prof. Renato Sztutman
Profa. Rose Satiko Gitirana Hikiji
O curso proporciona aos alunos a prática supervisionada de atividades de extensão e a reflexão crítica sobre tais atividades, especialmente sobre o papel da universidade na sociedade contemporânea e a troca de saberes com diferentes setores sociais. Ademais, o curso discute e analisa questões antropológicas contemporâneas relacionadas a regimes de produção de conhecimento e de expressão estética, tais como ciência e tecnologia e artes visuais, literárias e performáticas.