A realização de um Programa de Pós-Doutorado no Departamento de Antropologia da USP é entendida como um meio de integração efetiva do pós-doutorando com o corpo docente e também com os alunos. Nesse sentido, é de interesse do Departamento que o pós-doutorando se integre a um dos grupos de pesquisa existentes, participando das atividades propostas no grupo em questão, no sentido de contribuir com o adensamento das discussões acadêmicas.
O Programa prevê a participação de duas categorias de pós-doutores: o recém-doutor e o pesquisador visitante. Tendo em vista os objetivos diversos dos pós-doutores em diferentes fases de suas carreiras, o Programa objetiva adequar seu projeto para contemplar os interesses dos pesquisadores.
Algumas atividades são consideradas indispensáveis ao relacionamento do pós-doutorando com o Departamento de Antropologia. São elas:
1. Apresentação de seminário relacionado ao projeto apresentado pelo pós-doutorando.
2. Participação em disciplina optativa na graduação ou pós-graduação.
3. Participação em eventos organizados pelo Departamento.
4. Recomenda-se que se publique em revista científica conceituada. O pós-doutorando deve indicar a participação no Programa em artigos, resumos e comunicações publicados.
Durante a participação no Programa, o pós-doutorando terá à sua disposição uma sala para trabalho e/ou atendimento de alunos.
INGRESSO
Para ingressar no Programa, o candidato deve apresentar um projeto de pesquisa que será analisado por assessor indicado pelo Conselho Departamental. O candidato deve indicar também um supervisor (professor do Departamento de Antropologia) que acompanhará suas atividades de pesquisa. Após a aprovação da solicitação no Conselho Departamental, a solicitação é encaminhada à Comissão de Pesquisa da FFLCH, que analisa o projeto e, se aprovado, o encaminha à Pró-Reitoria de Pesquisa para registro.
A USP não disponibiliza recurso orçamentário para o seu programa de pós-doutorado. Por isso, espera-se que o candidato recém-doutor solicite bolsa às agências de fomento à pesquisa. A solicitação da bolsa deve ser anterior ao ingresso no Programa. Também é permitida a inscrição de candidatos sem bolsa.
O candidato deve encaminhar para o e-mail da Secretaria do Departamento de Antropologia (chefiada@usp.br). Conferir os anexos:
1) Carta de Aceite, com a justificativa do aceite (parecer) elaborada pelo supervisor do projeto.
2) Formulário para cadastramento inicial (integralmente preenchido).
3) Informar no formulário se o Projeto deve ser submetido à apreciação do Comitê de Ética e Pesquisa com Seres Humanos1.
3) Plano de Atividades Institucionais, em Word e em PDF. Ver item 5 de normas PD
4) Currículo Lattes (primeira página)
5) RG ou RNE/Passaporte (CNH não é aceita)
6) CPF
7) Declaração de Reconhecimento de Direitos de Propriedade Intelectual (anexo III)
8) Diploma de Doutorado (exceto para doutorado realizado na USP)
9) Termo:
9.1) Para Pós-Doutorado na modalidade COM BOLSA:
Termo de outorga e Aceitação da bolsa
9.2) Para Pós-Doutorado na modalidade SEM BOLSA e COM Afastamento Empregatício:
Termo de Ciência da instituição empregadora (anexo I); Afastamento da Instituição (Declaração da Empresa ou Publicação em Diário Oficial)
9.3) Para Pós-Doutorado na modalidade SEM BOLSA:
Termo de compromisso sem bolsa (anexo II)
PRORROGAÇÃO DE PRAZO - É feita diretamente no Sistema Atena. Deverá ser solicitada até 40 dias antes da data final de vigência pelo: Pós-doutorando, Supervisor ou Comissão de Pesquisa - págs. 33 a 35 do Guia Atena.
ANTECIPAÇÃO DO TÉRMINO DO PROJETO - É feita diretamente no Sistema Atena, no máximo com data anterior a 2 meses da data do término desejado. A antecipação é realizada dentro do último período de prorrogação aprovado - págs. 36 e 37 do Guia Atena.
ENCERRAMENTO DO PÓS-DOC - A primeira coisa a fazer é inserir a frequência. A data limite para cadastrar a frequência é de 60 (sessenta) dias após o término do projeto. págs. 38 e 41 a 45 do Guia Atena.
1) Inserir a frequência (carga horária mensal e total) no Sistema Atena antes de realizar o upload do relatório final (não há emissão de certificado sem o cadastro da frequência);
2) Inserir o relatório final no Sistema Atena e solicitar que seu supervisor acesse o sistema para avaliá-lo.
3) Ao mesmo tempo, a (o) pesquisador(a) deverá encaminhar para o e-mail da Secretaria do Departamento de Antropologia (chefiada@usp.br):
- o relatório final do projeto
- o parecer da (o) supervisora (o)
- o formulário de encerramento preenchido e assinado pelo pesquisador e pelo supervisor.
- o parecer do supervisor do projeto ou da agência de fomento devidamente assinado, se o pesquisador tiver bolsa.
OUTRAS SITUAÇÕES - consultar o Guia Atena.