Através das Águas: Os Bantu na formação do Brasil

Sesc Vila Mariana

Rua Pelotas, 141 - São Paulo - SP

GRÁTIS

Mais informações: https://www.sescsp.org.br/programacao/lancamento-do-livro-atraves-das-aguas-os-bantu-na-formacao-do-brasil/

18h30 às 20 h

Bate-papo e lançamento: Através das Águas: Os Bantu na Formação do Brasil

Conversa sobre a importância das culturas bantu provenientes dos povos da África Central para a formação da sociedade brasileira em seus aspectos linguísticos, religiosos, festivos, educacionais e filosóficos e para a construção de uma sociedade diversa e multiétnica pautada pelo respeito à diferença e ao combate à desigualdade social.

Com Taata Katuvanjesi/Walmir Damasceno, Janja Araújo, Vagner Gonçalves da Silva e mediação de Rosenilton Silva de Oliveira

Tata Nkisi Katuvanjesi. Walmir Damasceno dos Santos é Taata Nkisi na Comunidade Tradicional Centro Africana Inzo Tumbansi; jornalista; coordenador geral do Instituto Latino-Americano de Tradições Afro Bantu (ILABANTU), representante diplomático do Brasil, América Latina e Caribe para o Centro Internacional de Civilizações Bantu (CICIBA).

Janja Araújo começou sua iniciação na tradicional capoeira Angola em 1982. Atualmente se dedica aos estudos sobre as mulheres nos contextos das culturas tradicionais e populares de matrizes africanas. Sua trajetória é também marcada pelo diálogo permanente com a as organizações das mulheres tanto no contexto das lutas por autonomia e enfrentamento às violações de direitos, quanto nestes contextos tradicionais, com ênfase nos movimentos que se formam no interior da capoeira, ressaltando seu caráter transnacional. É formada em História (UFBA) e possui mestrado e doutorado em Educação (USP) e pós-doutorado em Ciências Sociais (PUC/SP). É docente do Departamento de Estudos de Gênero e Feminismo (FFCH/UFBA), e mestra de capoeira, sendo cofundadora do Instituto Nzinga de Estudos da Capoeira Angola e Tradições Educativas Bantu no Brasil, uma organização que realiza trabalhos várias cidades brasileiras e em vários países.

Vagner Gonçalves da Silva. Antropólogo; professor da Universidade de São Paulo; pós-doutor pela Harvard University e pela City University of New York (Fulbright Scholar Program). Autor de: Candomblé e Umbanda; Orixás da Metrópole; O antropólogo e sua magia; Terreiros Tombados em São Paulo; Exu - Um Deus Afro-Atlântico no Brasil.

Rosenilton Silva de Oliveira. Doutor em antropologia social pela Universidade de São Paulo e pela Ecole de Hautes Etudes en Sciences Sociales; professor da Faculdade de Educação da USP. Autor de: Orixás a manifestação cultural de deus: uma análise das liturgias católicas inculturadas; Terreiros de candomblé como comunidades tradicionais africanas.

Sobre a coletânea: Através das Águas: Os Bantu na Formação do Brasil

A coletânea intitulada Através das Águas: Os Bantu na Formação do Brasil organizada por Vagner Gonçalves da Silva, Tata Nkisi Katuvanjesi – Walmir Damasceno, Rosenilton Silva de Oliveira e José Pedro da Silva Neto será publicada pela Coleção Diálogos da Diáspora (Editora Hucitec) em formato impresso e pela Coleção Viramundo (Faculdade de Educação da USP) em formato online.

O livro de 473 páginas com 22 artigos tem o objetivo, através das águas, acompanhar a travessia da Kalunga Grande, o mar, o grande rio, o espelho dás aguas que separa e aproxima na filosofia Banto os vivos deste mundo dos mais vivos, ainda que invisíveis, do outro mundo, ambos habitantes de dimensões da vida em fruição. Procura atender assim a uma justa reivindicação: a valorização das culturas banto no Brasil e em outras partes do mundo onde ela também se faz presente.

Autoras/es:

Alessandra Ribeiro Martins, Alexandre Marcussi, Bunseki Fu Kiau (1934-2013), Clara Saraiva, Esmeraldo Emetério de Santana. (1916-2011), Geslline Giovana Braga, José Pedro da Silva Neto, Kabengele Munanga, Margarida Maria Petter, Maria da Anunciação Conceição Silva, Marina de Mello e Souza, Robert Daibert Junior, Robert W. Slenes, Rosangela Janja Costa Araujo, Rosenilton Silva de Oliveira, Tata Nkisi Katuvanjesi, Tiganá Santana Santos, Vagner Gonçalves da Silva, Valdina Pinto (1943-2019), Wilson Penteado Junior, Wyatt MacGaffey, Yeda A. Pessoa de Castro e Yumei de Isabel Morales Labañino.

20 às 21 h

Intervenção Artística: Dyambu Bantu em homenagem a Nengwa Lembamuxi

A Comunidade Tradicional Centro Africana Inzo Tumbansi de Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo através dos ritmos, danças e cantos irá homenagear a importante liderança: Nengwa Lembamuxi descendente do primeiro território tradicional de matriz africana Kongo Angola do Brasil, o Terreiro Tumbenci de Maria Neném.