Introdução aos estudos sobre violências (on-line)

Período

Objetivo

Este curso tem como objetivo introduzir aos/às/es participantes os principais debates em torno da temática das violências. Sua proposta é apresentar diferentes perspectivas a partir das quais o conceito de violência vem sendo trabalhado pela Antropologia, especificamente, e pelas Ciências Sociais, no geral. O curso se inicia com alguns estudos clássicos sobre o tema, até chegar a pesquisas mais contemporâneas que buscam compreender o caráter polissêmico de violência, além de pensar também em noções como, criminalidade, justiça, direitos humanos, gênero, sexualidade, corporalidades, luto, morte, terror, Estado, vítima, polícia.

CLIQUE AQUI

Carga horária

16.00h

Máximo: 100.

Mínimo: 50.

Certificado/Critério de Aprovação

Mínimo de 75% frequência obrigatório. Os certificados serão enviados por e-mail quando os ministrantes disponibilizarem a lista de aprovados no sistema.

Profa. Heloisa Buarque de Almeida

Ministrante(s)

Profa. Dra. Carolina Parreiras

Possui Graduação (2005), Mestrado (2008) e Doutorado em Ciências Sociais (2015) pela Unicamp. Como parte do doutorado, foi uma das participantes do Summer Doctoral Programme, promovido anualmente pelo Oxford Internet Institute da Universidade de Oxford (Inglaterra). Tem experiência docente e de pesquisa nas áreas de Antropologia, Gênero, Sexualidade e Família, contando com vários artigos e papers publicados em periódicos e livros nacionais e internacionais. Foi pesquisadora de pós-doutorado do Departamento de Antropologia, da Universidade de São Paulo - USP (2016 - 2020) e professora colaborado do Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da Unicamp (2017 - 2020). Foi Visiting Scholar no Institute of Latin American Studies (ILAS) da Columbia University in the City of New York (2019 - 2020). Foi pesquisadora de pós-doutorado do Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da Unicamp (2021 - 2022). É pesquisadora do Núcleo Acadêmico da UERJ - Programa Rio sem LGBTIfobia. Atualmente também é coordenadora do projeto Jovem Pesquisador da Fapesp no Departamento de Antropologia da USP e também do LETEC - Laboratório Etnográfico de Estudos Tecnológicos e Digitais.

Promoção - Departamento de Antropologia da FFLCH.

Link para mais informações