19/11, às 17h – DEBATE Professores indígenas na universidade pública

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As universidades brasileiras estão abertas à produção de conhecimentos vinculados aos diferentes saberes que constituem a diversidade sociocultural brasileira e dos Povos Originários? Quando falamos em interculturalidade tratamos de diálogos entre saberes, interações horizontais e decoloniais? Será que as produções acadêmicas superaram as posturas etnocídas, epsitemicídas e/ou de desapropriações de saberes? São algumas das inquietações que procuraremos ponderar neste diálogo.

Casé Angatu – Universidade Estadual de Santa Cruz e Programa de Pós-Graduação Ensino e Relações Étnico Raciais da Universidade Federal do Sul da Bahia (PPGER-UFSB), Monguetá mbaecuaba-eté: saberes Originários Indígenas & Conhecimentos Acadêmicos – Diálogos Interculturais Pertinentes? Casé Angatú

Joziléia Daniza Jagso Kaingang – Universidade Federal de Santa Catarina

Sobre o Ciclo de Palestras e Debates "Universidade em Transformação:  desafios e potencialidades - Educação, pesquisa e direitos humanos no séc XXI em perspectiva interdisciplinar"

O Ciclo discute temas como democratização do acesso e permanência na universidade, luta antirracista, direitos indígenas, tecnologia e ensino online, exclusão digital, academia e movimentos sociais, decolonização do pensamento, feminismos, interdisciplinaridade e saberes de negras e negros, indígenas, quilombolas, ribeirinhas, imigrantes, refugiadas, africanas, árabes, pessoas com deficiência, pessoas trans, não-bináries e LGBTQIA+, perspectiva de gênero, culturas urbanas, rurais e periféricas, para que sejam escutadas e para que suas narrativas, saberes, temáticas, vivências e experiências de opressões e violências diversas (epistêmica, física, psicológica), bem como de resistência, autonomia e empoderamento, sejam incorporadas pela universidade e valorizadas em espaços acadêmicos e extra-acadêmicos.
Durante cerca de 2 meses (de 15/10 a 18/12), mais de 100 palestrantes vão interagir, em videoconferências transmitidas no Youtube, com um amplo grupo de pessoas em redes sociais (Youtube, Instagram, Facebook e Twitter) e no site do Ciclo (www.universidadeemtransformacao.com).
Organizado por 4 Núcleos de Apoio à Pesquisa da USP: NAP Brasil África, NAP Diversitas - Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos, Centro de Estudos Ameríndios (CEstA) e Núcleo de Apoio à Pesquisa Produção e Linguagem do Ambiente Construído (NAPPLAC), com apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP, o Ciclo foi elaborado, da concepção do formato à diversidade dos convidados participantes, com o objetivo de ampliar as trocas, os diálogos e o compartilhamento horizontal de conhecimentos dos integrantes dos NAPs e entre estes, diferentes universidades, nacionais e estrangeiras, e diversos setores da sociedade civil.
Entre as questões que o Ciclo “Universidade em transformação: desafios e potencialidades - Educação, Pesquisa e Direitos Humanos no século XXI em perspectiva interdisciplinar” vai discutir estão: Como valorizar as temáticas elencadas acima? Como ampliar a democratização do acesso e da permanência na universidade e fortalecer sua transformação? Como promover a decolonização do pensamento e o diálogo com outros saberes não necessariamente acadêmicos? Como garantir a decolonização das práticas acadêmicas (em formatos presenciais e também no contexto de virtualização/hibridização do ensino)? Como assegurar a interdisciplinaridade e fundamentação teórica/bibliografia diversificada? 
Confirma a programação dos próximos eventos em http://universidadeemtransformacao.com/programacao/.
Venha participar conosco deste debate!