Histórico de Eventos DA
A Sexta do Mês convida todes para a mesa temática de novembro!
Tema: A encantaria do tambor de mina em São Paulo
O tambor de mina é uma religião afrobrasileira predominante nos estados do Pará e Maranhão, chegando em São Paulo por volta da década de 1970 pelo paraense Francelino de Xapanã, que trouxe consigo diversos elementos culturais muito presentes nas realidades paraense e maranhense, que se adaptaram à capital paulistana por meio desse movimento migratório. Tendo como entidades cultuadas voduns e orixás, o tambor de mina também traz uma categoria conhecida como “encantados”, aqueles que não passam pelo processo de morte, se “encantam” e habitam as “encantarias”. Para dialogar sobre este universo mineiro, traremos três sacerdotes filhos de Pai Francelino para discutir sobre estes elementos.
Convidades
• Toy Voduno Márcio de Boço Jara (Sacerdote da “Casa das Minas de Thoya Jarina”)
• Onontochê Sandra de Xadantã (Sacerdotiza do Kwê Mina Odan Axé Boço Dá-Hô)
• Dàda Voduno Leonardo de Doçu (Sacerdote do Bou Hou Mina Jeje Nagô)
Mediação
Yasmin Estrela (Doutoranda do PPGAS/USP)
Palestra com Guilherme Bianchi (Departamento de História/USP) Conflito, convívio e transformação na história recente dos Asháninka da Amazônia peruana
Conflito, convívio e transformação na história recente dos Asháninka da Amazônia peruana
27/11 - FFLCH -Prédio da Filosofia e Ciências Sociais, Sala 14
17hs - “Violência de gênero na universidade”, debate com Regina Facchini (Unicamp) e Heloisa Buarque de Almeida (CDDH - FFLCH USP), coordenação de Gabriela Calazans (IP USP)
18:30-19:30h: Atividade Cultural Interativa: Peça-jogo: Vulvar - No lugar dela
Car@s!
Na 5af da próxima semana, dia 21/11, às 14h, no auditório do LISA (Rua do Anfiteatro, 181, Cidade Universitária, São Paulo/SP, 05508-060. Fones: +55 (11) 3091-3045 / 3091-1478 / 3091-1479), oferecerei às turmas de graduação da disciplina "Antropologia e Direito" a oportunidade de participarem de um cinedebate.
Essa será uma atividade em parceria com o Instituto Cultura em Movimento (ICEM) e a produtora MPC, promotoras do projeto "Cinema em Movimento"/ Circuito Universitário. O convite está aberto a tod@s @s interessad@s!!! Um trailer do documentário que será exibido e, em seguida, debatido, está disponível em https://www.youtube.com/
Título da palestra: A noção de quase-verdade na Antropologia do Conhecimento
Palestrante: Prof. Mauro Almeida (UNICAMP)
Debatedor: Prof. Stelio Marras (USP)
Mediação: Rafael Antunes Almeida (UNILAB)
Não é necessário realizar inscrição prévia.
No dia 14/11, às 14h, na sala 14 e online, acontece o Seminário Temático “Tendências contemporâneas das plataformas digitais nos mercados de sexo no Brasil”, com Lorena Caminhas.
Lorena Caminhas é Doutora em Ciências Sociais (Unicamp) e pesquisadora de pós-doutorado no Departamento de Antropologia da USP, com apoio da Fapesp. Suas pesquisas abordam a formação dos mercados de sexo digital no Brasil, os impactos das plataformas digitais na qualidade do trabalho sexual e seus processos de governança e regulação nessa seara.
Este evento é uma promoção do Laboratório Etnográfico de Estudos Tecnológicos e Digitais (LETEC) e do Núcleo de Estudos sobre Marcadores Sociais da Diferença (Numas).
Para participar on-line, basta acessar o canal da FFLCH USP no YouTube: https://youtube.com/live/52_
Red parakeets, mad cows and animal reservoirs in the work of Claude Lévi-Strauss
Projeto USP-Cofecub "Coleções compartilhadas" (MAE-USP & Collège de France)
Palestra com Diego Madi Dias (Faculdade de Saúde Pública/USP) Economias Alimentares em Transformação na América Indígena
Palestra com Daiara Tukano - Patrimônios indígenas e museus: o pacto do esbulho
A Editatona Antropológica tem como objetivo a realização de dois dias de oficina de aprendizagem de criação e edição de verbetes da Wikipedia. O primeiro encontro (06/11) tem como foco a exposição sobre a Wikipedia e suas potencialidades e faremos a primeira edição na plataforma. No segundo encontro (07/11), realizaremos uma maratona de edição com temáticas antropológicas. Será dada atenção especial a autoras e autores que ainda não possuam verbetes, levando em consideração localização geográfica, raça, gênero, sexualidade e outros marcadores sociais da diferença.
Nossos encontros acontecerão pelo Google Meet. Não é necessária experiência prévia com a plataforma Wikipedia! Todas as pessoas podem participar.