Histórico de Eventos DA

Início:
Início
Online

A partir de duas experiências de pesquisa acerca dos comércios e comerciantes da zona do Chiado, em Lisboa, e do Bonfim, no Porto, Portugal, pretende-se discutir como as noções de tradição e identidade são mobilizadas estrategicamente, de diferentes maneiras, pelos projetos de marketing de cidade do poder público e pelos comerciantes, engendrando ambivalências e negociações. Propõe-se pensar esses conceitos enquanto construções locais a partir do contexto da globalização.
Daphne Assis Cordeiro - Doutora em Antropologia pela UFF
Priscilla Santos - Mestre em Sociologia pela FLUP (Porto)
Mediação:
Luís Vicente Baptista - Docente da Universidade Nova de Lisboa
Data: 16/09/2021
Horário: 11h (Brasil), 15h (Portugal), https://www.youtube.com/watch?v=_jINT5deazA

Início:
Início
Online

PPGAS/USP convida a todos e todas para a aula inaugural com o título "Na guerra dos homens, o que querem as mulheres?"

 

A aula estará disponível no link do youtube, no dia 15 de setembro, ás 17h30.

Início:
Início
Período:
Período
23/08/2021 até 27/08/2021
online

Estão abertas as inscrições e os editais para a proposição de Grupos de Trabalho (GTs) e Mesas Redondas (MRs) - https://enadir2021.blogspot.com/p/editais.html

Confiram a programação: https://enadir2021.blogspot.com/p/programacao.html.

Os Encontros Nacionais de Antropologia do Direito, ENADIR, são eventos bianuais promovidos pelo Núcleo de Antropologia do Direito, NADIR, sediado no Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo, USP. Apesar dos nomes quase idênticos, os encontros e o núcleo não se confundem, pois é a existência do NADIR, desde 2008, que permite a realização dos ENADIR, desde 2009, ainda que seja possível afirmar que eles se retroalimentam.

As metas dos ENADIR se mantêm firmes, desde 2009: gerar novos conhecimentos e promover a elevação da qualidade da produção científica no campo da antropologia do direito e de áreas afins, incentivando e apoiando trocas entre pesquisadores(as) de diversas instituições nacionais e mesmo internacionais de ensino superior, de pesquisa, de organizações governamentais e não governamentais.

Esperamos que, nestes tempos tão adversos para a vida acadêmica, para a vida política brasileira e para as vidas de cada um(a) de nós, o VII ENADIR seja um espaço de acolhimento, de estímulo e de renovação de esperanças. Que a percepção e a reiteração de que formamos um grande coletivo de pesquisadores(as), voltados para temas de alta relevância social e política, nos fortaleça e nos faça prosseguir com especial determinação.

Início:
Início
Período:
Período
01/08/2021 até 31/08/2021
online

Mostra de filmes e rodas de conversa

Comemorando 30 anos de criação e 20 anos de produção do Laboratório de Imagem e Som em Antropologia (LISA) do Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo (USP), a mostra Entre cidades: filmes etnográficos em diálogo - Brasil e Colômbia propõe um diálogo fílmico entre múltiplas cidades do estado de São Paulo, no Brasil e da região da Antioquia, na Colômbia. por meio das cores, sons e movimentos registrados pelas lentes de antropólogas e antropólogos dos dois países, Brasil e Colômbia. Separados em três programas, as 29 obras narram múltiplas possibilidades de (re)existir. 


06/08/2021, 17h30 - A cidade e seus espaços destaca lugares diversos como potências articuladoras, que afetam e mobilizam as pessoas. - https://lisa.fflch.usp.br/node/12729

11/08/2021, 15h00 - O Espaço e suas artes abarca retratos de diversas expressões artísticas e culturais em contextos urbanos - https://lisa.fflch.usp.br/node/12730

20/08/2021, 17h30 - O espaço e seus habitantes aborda as pessoas que, ao seu modo, circulam e se apropriam dos espaços nos contextos registrados, buscando diferentes formas de pertencimento  - https://lisa.fflch.usp.br/node/12731

Inscrição: evento aberto ao público

Programação completahttp://lisa.fflch.usp.br/mostra_entre_cidades

Início:
Início
online

Webinário de junho do NAU/USP.

Centralidades paulistanas: o urbano em disputa

Palestrantes:
• Prof. Dr. Heitor Frúgoli Jr. (USP);
• Prof. Dr. Giancarlo Machado (Universidade Estadual de Montes Claros - MG).

Debate com:
• Bianca Siqueira M. Domingos (doutoranda em Planejamento Urbano e Regional pela UNIVAP);
• Sâmia Graziela P. de Souza (mestranda em Antropologia pelo PPGAS/USP).

Data: 30 de junho de 2021, quarta-feira.
Horário: 16 horas.
Local: canal do LabNAU-USP no Youtube.
Endereço: https://www.youtube.com/channel/UCOW7GQI1hv26z6q3TIkZzwQ

Início:
Início
Período:
Período
21/06/2021 até 22/06/2021
Online

 

Congresso de Antropologia UAB/USP

Este congresso pretende refletir sobre eventos sociais e políticos que estão abalando atualmente as realidades locais e globais: transformações sociais, formas de protesto, posicionamentos políticos (embora silenciados), articulações conceituais e perspectivas diferenciadas em relação aos sistemas estabelecidos. Tudo isso com o objetivo de compreender o momento político presente a partir de novas perspectivas antropológicas. Este encontro está voltado a jovens pesquisadores(as) de mestrado e doutorado em Antropologia, da Universitat Autònoma de Barcelona e da Universidade de São Paulo, que estejam com suas pesquisas avançadas.

Cronograma:
Envio de resumos: 14.05.2021 (300 palavras. 5 palavras-chave)
Propostas aceitas: 21.05.2021
Envio dos trabalhos: 11.06.2021 (8 a 10 mil palavras)
As comunicações e textos poderão ser em castelhano, português ou inglês.
Todos os emails deverão ser enviados, simultaneamente, para: Silvana Nascimento (silnasc@usp.br) e Virginia Fons (virginia.fons@uab.cat).

As comunicações serão debatidas por comentadores e revisadas para a publicação: estudantes da USP poderão publicar na Revista Periferia, do Departamento de Antropologia Social e Cultural da UAB (https://revistes.uab.cat/periferia) e os estudantes da UAB na Revista Ponto.Urbe, do Departamento de Antropología da USP (https://journals.openedition.org/pontourbe/), segundo as normas de avaliação de cada revista.

Comité científico/Comitê científico:
USP: Silvana de Souza Nascimento (Responsável pelo Convênio UAB-USP), Heitor Frúgoli Jr. (chefe do Departamento de Antropologia/DA), Márcio Ferreira da Silva (representante do DA) Marta Amoroso (Coordenadora do Centro de Estudos Ameríndios; DA), Heloísa Buarque de Almeida (representante do DA), João Felipe Gonçalves (representante do DA) e Arthur Fontgaland (Equipe Editorial da Revista Ponto.Urbe).
UAB: Virginia Fons (Responsable del Convenio UAB-USP), Montserrat Ventura i Oller (Directora del Departamento de Antropología Social y Cultural); Miranda Lubbers (Coordinadora del Programa de Doctorado); José Luis Molina, Montserrat Clua y Teresa Habimana (Consejo Editorial Revista Periferia).

Comunicação do evento em PDF
_______________________________

Este congreso propone reflexionar sobre los acontecimientos sociales y políticos que están sacudiendo actualmente las realidades locales y globales: las transformaciones sociales, las formas de protesta, los posicionamientos (aunque silenciados), las articulaciones conceptuales y las miradas diferenciadas de lo establecido. Todo ello con el fin de entender el momento político presente con nuevas perspectivas antropológicas. Este encuentro está destinado a jóvenes investigadores(as) de máster y de doctorado en Antropología de la Universitat Autònoma de Barcelona y de la Universidade de São Paulo, que estén con sus investigaciones avanzadas.

Calendario:
Envío de resúmenes: 14.05.2021 (300 palabras. 5 palabras clave)
Propuestas aceptadas: 21.05.2021
Presentación de trabajos: 11.06.2021 (8 a 10,000 palabras)
Las comunicaciones y los textos pueden estar en español, portugués o inglés. Todos los correos electrónicos deben enviarse, simultáneamente, a: Silvana Nascimento (silnasc@usp.br) y Virginia Fons (virginia.fons@uab.cat).

Los ponencias serán discutidas por comentaristas y revisadas para publicación: los estudiantes de la USP podrán hacerlo en la Revista Periferia, del Departamento de Antropología Social y Cultural de la UAB (https://revistes.uab.cat/periferia) y los estudiantes de la UAB en la Revista Ponto.Urbe, del Departamento de Antropología de la USP (https://journals.openedition.org/pontourbe/), según las normas de evaluación de cada revista.

Início:
Início

Fazer-cidade: sobre usos e apropriações citadinas

Palestrantes:
• Lígia Ferro (Universidade do Porto/Portugal);
• Enrico Spaggiari (NAU/GEAC/USP).

Debate com:
• Bárbara Côrtes Loureiro (mestranda em Ciências Sociais pela UNIFESP);
• Michel de Paula Soares (doutorando em Antropologia pelo PPGAS/USP).

Coordenação:
• Prof. Dr. Giancarlo Machado (Universidade Estadual de Montes Claros-MG);
• Prof. Dr. José Guilherme Magnani (USP).

Data: 27 de maio de 2021, quinta-feira.
Horário: 10h30min (BR) / 14h30min (PT).
Local: canal do LabNAU-USP no Youtube.
Endereço: https://www.youtube.com/channel/UCOW7GQI1hv26z6q3TIkZzwQ

Início:
Início
Canal youtube do Geac

Simone Toji - Unesp-Marília/IPHAN
Maurício Alcântara - Mestre em Antropologia pelo PPGAS/USP
Orlando Elorza Guzmán - UAM-I/USP
Mediação:
Cristina Patriota de Moura - UNB
O conceito de cosmopolitismo vem ganhando espaço dentro dos debates que problematizam a articulação entre processos globais e locais. A partir de experiências de pesquisa envolvendo a cidade de São Paulo e a Cidade do México, o seminário visa discutir a variedade de abordagens existentes a partir do conceito de cosmopolitismo, que vão além do sentido elitista e de exclusividade usualmente atribuído ao termo, para apontar possibilidades de reflexão dentro do campo dos estudos urbanos.

Canal do GEAC

Início:
Início
Período:
Período
29/04/2021 até 27/05/2021
Canal do Youtube

Promovido pelo Centro de Estudos Ameríndios da Universidade de São Paulo, CEstA-USP, e apoiado pela Comissão Permanente de Ações Afirmativas do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de São Paulo, COPAF/PPGAS-USP, o evento reunirá cerca de trinta acadêmicos indígenas de todas as regiões do Brasil para dialogar sobre suas pesquisas e trajetórias de vida, abarcando as mais variadas temáticas e contextos. Com um intuito múltiplo, procura-se estabelecer um espaço de recepção para os novos ingressantes indígenas do PPGAS/USP, possibilitando, desde sua entrada, conexões com pesquisadores indígenas de outras regiões. O ciclo se agrega a outros eventos que compõem as atividades do abril indígena por todo o país, ajudando a tornar cada vez mais constante a presença e o protagonismo indígenas também nos espaços acadêmicos. Programa disponível na página do CEstA-USP (https://cesta.fflch.usp.br/node/1507)

Início:
Início
canal do LabNAU-USP no Youtube

Webinário do Núcleo de Antropologia Urbana da USP.

Endereço: https://www.youtube.com/channel/UCOW7GQI1hv26z6q3TIkZzwQ

Narrativas do/no urbano: imagens da cidade

Palestrantes:
• Profa. Dra. Ana Luiza Carvalho da Rocha (UFRGS/FEEVALE);
• Prof. Dr. Jesus Marmanillo Pereira (UFMA).

Debate com:
• Diana Paola Gómez Mateus (doutoranda em Antropologia pelo PPGAS/USP);
• Alexsânder Nakaóka Elias (pós-doutorando no Núcleo de Antropologia Visual da UFRGS).

Coordenação:
• Prof. Dr. Giancarlo Machado (Universidade Estadual de Montes Claros-MG);
• Prof. Dr. José Guilherme Magnani (USP).