Histórico de Cursos indicados pelo DA

Início:
Início
Período:
Período
06/04/2021 até 13/04/2021
Online

Curso livre, parte da programação da Mostra de Cinema Tikmũ’ũn/Maxakali*, ministrado pelo pesquisador e diretor Roney Freitas.

Inscrições: https://bityli.com/Qj1Fi 

O curso de Introdução ao “Roteiro Audiovisual - Processos de criação (ficção e documentário)”  pretende apresentar e discutir, por conceitos e exposição de processo de criação, os elementos fundamentais da escrita de um roteiro de cinema, como personagem, cena, estrutura, uso expressivo do espaço e criação de roteiro a partir de mitos. Além de investigar métodos de bricolagem, este curso traz uma introdução ao universo da escrita para o cinema, trazendo conceitos importantes no ato de pensar em audiovisual inspirando-se a partir da experiência dos filmes da Mostra de Cinema Tikmũ'ũn Maxakali 2020.

Aula 1 - Processo do Roteiro de Documentário - 06/04, das 19h às 21h
O processo de desenvolvimento de projeto de documentário e  roteiro de montagem.  

Aula 2 - Introdução ao Roteiro Cinematográfico - 08/04, das 19h às 21h
Da “Poética” de Aristóteles e seus ecos: gêneros de escrita.

Aula 3 - Mito e roteiro, processos de criação - 13/04, das 19h às 21h
Discussão do processo de criação de roteiro a partir de mitos.

Início:
Início
Período:
Período
25/03/2021 até 01/04/2021
online

Curso livre, parte da programação da Mostra de Cinema Tikmũ’ũn/Maxakali*, ministrado pelas pesquisadoras Ana Estrela da Costa e Paula Berbert.

Inscrições: https://bityli.com/K2hnC

​​​​​​​
Se grande parte das experiências fílmicas ditas ocidentais se concentram no ato de capturar e registrar imagens, na produção audiovisual dos cineastas do povo Tikmũ’ũn/Maxakali tais experiências se constituem como gestos relacionais, em marcada continuidade com os regimes estéticos de olhar e de escuta conformados nas práticas xamânicas realizadas junto aos yãmĩyxop, seres encantados-cantores, povos-espírito. À medida que essas experiências partilhadas entre cineastas, “personagens”, pajés e yãmĩyxop se transformam em produtos cinematográficos, outras modalidades de relação emergem ainda para além das aldeias, uma vez que tais filmes se constituem como dispositivos de encontro com outros povos indígenas e também com os não-indígenas. Ao ampliar os territórios cosmopolíticos por onde circulam os Tikmũ ́ũn/Maxakali, bem como suas possibilidades de agência, seu cinema desvela-se como uma poderosa ferramenta de tradução entre-mundos. 
O objetivo desse curso é refletir sobre as especificidades do modo tikmũ ́ũn/maxakali de fazer cinema. Para isso, a cada sessão destacaremos elementos-chave que nos parecem conferir um sentido de conjunto à intensa produção audiovisual desse povo: as relações entre cinema, ritual, corpo, território e memória.

PÚBLICO-ALVO: a partir de 18 anos. Máximo de 40 alunos.

Aula 1 - Cine Maxakali: Cine-Caça-Ritual - 25/03, quinta-feira, 19h - 21h

Experiências de encontros entre-mundos. O cinema celebra presenças invisíveis, partilha imagens entre corpos que dançam e que se escutam, se olham, se ocultam, se procuram, se evitam, se encontram.

Aula 2 - Fazendo Território - Memória. - 30/03, terça-feira, 19h - 21h

Os começos e os fins do mundo são histórias que não se esquecem. A memória está na terra e nos cantos, e se compartilha conosco através do cinema

Aula 3 - Fazendo Corpo - Ũn Ka´Ok - 01/04, quinta-feira, 19h - 21h

Os rituais de iniciação, crescimento e trocas mostram a impossibilidade de corporalidades fixas que experimentam uma realidade estática. O cinema compõe e dá a ver corpos que se produzem constantemente por meio das experiências relacionais com os yãmĩyxop.

É o desejo feminino que motiva a chegada dos yãmĩyxop para cantar, dançar e comer nas aldeias. O olhar e a escuta das mulheres constituem os afetos intensos que mantém vivas e dinâmicas as alianças entre mundos.

Início:
Início
Período:
Período
08/02/2021 até 11/02/2021
Período de Inscrição:
30/10/2020 até 13/12/2020
online

O CPC-USP está oferecendo curso gratuito que vai discutir a importância das fontes orais na valorização da memória de grupos e apresentar ferramentas que possam capacitar os participantes para a implementação de projetos de história e memória e na constituição de acervos. Será realizado na modalidade à distância, sendo necessário que os interessados disponham de acesso à internet em velocidade e condições adequadas ao acompanhamento de vídeos transmitidos ao vivo. Para mais informações acesse http://e.usp.br/gmk.

Realização: de 8 a 11 de fevereiro de 2021, das 9h às 12h
Carga horária: 12 horas
25 vagas

Os interessados devem preencher o formulário para inscrições a partir de 30 de outubro em: https://forms.gle/RoSXQB8FZXgPSdi36.

Início:
Início
Período:
Período
09/03/2020 até 27/04/2020
Sala Jaú - Av.Ministro Rocha Azevedo 456, cj.901 São Paulo -SP

Convidamos a todos para participar do curso, As Cidades das Ciências Sociais, ministrado por Yuri Tambucci e Enrico Spaggiari com participação do Prof. Dr. José Magnani.

O curso tem como objetivo apresentar as diferentes abordagens sobre o fenômeno urbano a partir do campo das Ciências Sociais, principalmente da Antropologia e da Sociologia, passando pelas formas de agrupamento tradicionais, as cidades modernas e novos modos de fazer cidade. Para isso, serão discutidas as obras de diversos autores e autoras, como: Max Weber, Baudelaire, Le Corbusier, Georg Simmel, Robert Park, Lévi-Strauss, José Guilherme Magnani, e etc. A partir de pesquisas contemporâneas sobre grupos, manifestações e fenômenos urbanos, será discutida a própria idéia de uma cidade totalizante, homogênea, fixa e apriorística.

Yuri Bassichetto Tambucci | Cientista Social e mestre em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP)
Enrico Spaggiari| Mestre e doutor em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP)

As inscrições vão até o dia do início do curso!

INÍCIO: 9 de março de 2020
DURAÇÃO: 9/03 a 27/04
DIAS: Segundas Feiras
HORÁRIO: das 19h às 21h

SALA JAÚ - (11)93471-8881 contato@salajau.com.br 
www.salajau.com.br