Minicurso - Sentidos do Cinema Tikmũ'ũn_Maxakali

Início
Período
-
Local
online

Curso livre, parte da programação da Mostra de Cinema Tikmũ’ũn/Maxakali*, ministrado pelas pesquisadoras Ana Estrela da Costa e Paula Berbert.

Inscrições: https://bityli.com/K2hnC

​​​​​​​
Se grande parte das experiências fílmicas ditas ocidentais se concentram no ato de capturar e registrar imagens, na produção audiovisual dos cineastas do povo Tikmũ’ũn/Maxakali tais experiências se constituem como gestos relacionais, em marcada continuidade com os regimes estéticos de olhar e de escuta conformados nas práticas xamânicas realizadas junto aos yãmĩyxop, seres encantados-cantores, povos-espírito. À medida que essas experiências partilhadas entre cineastas, “personagens”, pajés e yãmĩyxop se transformam em produtos cinematográficos, outras modalidades de relação emergem ainda para além das aldeias, uma vez que tais filmes se constituem como dispositivos de encontro com outros povos indígenas e também com os não-indígenas. Ao ampliar os territórios cosmopolíticos por onde circulam os Tikmũ ́ũn/Maxakali, bem como suas possibilidades de agência, seu cinema desvela-se como uma poderosa ferramenta de tradução entre-mundos. 
O objetivo desse curso é refletir sobre as especificidades do modo tikmũ ́ũn/maxakali de fazer cinema. Para isso, a cada sessão destacaremos elementos-chave que nos parecem conferir um sentido de conjunto à intensa produção audiovisual desse povo: as relações entre cinema, ritual, corpo, território e memória.

PÚBLICO-ALVO: a partir de 18 anos. Máximo de 40 alunos.

Aula 1 - Cine Maxakali: Cine-Caça-Ritual - 25/03, quinta-feira, 19h - 21h

Experiências de encontros entre-mundos. O cinema celebra presenças invisíveis, partilha imagens entre corpos que dançam e que se escutam, se olham, se ocultam, se procuram, se evitam, se encontram.

Aula 2 - Fazendo Território - Memória. - 30/03, terça-feira, 19h - 21h

Os começos e os fins do mundo são histórias que não se esquecem. A memória está na terra e nos cantos, e se compartilha conosco através do cinema

Aula 3 - Fazendo Corpo - Ũn Ka´Ok - 01/04, quinta-feira, 19h - 21h

Os rituais de iniciação, crescimento e trocas mostram a impossibilidade de corporalidades fixas que experimentam uma realidade estática. O cinema compõe e dá a ver corpos que se produzem constantemente por meio das experiências relacionais com os yãmĩyxop.

É o desejo feminino que motiva a chegada dos yãmĩyxop para cantar, dançar e comer nas aldeias. O olhar e a escuta das mulheres constituem os afetos intensos que mantém vivas e dinâmicas as alianças entre mundos.