Como podemos aprender com os animais a recuperar dos incêndios florestais com características catastróficas? Nesta apresentação, Verónica Policarpo discutirá esta questão a partir do projeto interdisciplinar “ERC ABIDE (ID 101043231): Animal ABidings: recoverIng from DisastErs in more-than-human communities”, que estuda a recuperação pós-fogo em três países: Brasil, Portugal e Austrália. Após uma breve apresentação dos objetivos e das metodologias em uso no projeto, bem como das suas implicações epistemológicas, a pesquisadora partilhará alguns aspetos da sua experiência de campo na região da Serra da Estrela. Ela discutirá caminhos possíveis para (re)imaginar o modo como os animais podem nos inspirar a construir comunidades multiespécies cuja diversidade ecológica contribuiria para uma maior regeneração e resiliência pós-fogo.
Verónica Policarpo é antropóloga, pesquisadora sênior no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-ULisboa) e coordenadora do Human-Animal Studies Hub. Atualmente, lidera o projeto interdisciplinar “ERC ABIDE (ID 101043231): Animal ABidings: recoverIng from DisastErs in more-than-human communities”, que investiga como comunidades multispecíficas, incluindo animais não-humanos, se recuperam de desastres como incêndios florestais, propondo uma abordagem interdisciplinar e uma governança mais-que-humana para enfrentar crises climáticas.
O evento, promovido pelo Coletivo de Antropologia, Ambiente e Biotecnodiversidade (CHAMA), será realizado no Laboratório de Imagem e Som em Antropologia (LISA), será no dia 29 de agosto (sexta-feira), das 14H30 às16H30.
Espécies ressurgentes: estudando a recuperação pós-fogo a partir das experiências dos animais
Início
Local
Laboratório de Imagem e Som em Antropologia (LISA) - USP