Na próxima quinta-feira, 10 de abril, será exibido no Laboratório de Imagem e Som em Antropologia - LISA/USP o filme Holobiont Society da artista suíça Dominique Koch. A atividade acontecerá a partir das 20h.
Compondo uma exposição visual que vem rodando por vários países, Holobiont Society mergulha em um conjunto complexo de questões relacionadas a hierarquias, estruturas de poder e conceitos de coexistência, definidos no termo holobionte.
Criado pela bióloga Lynn Margulis, co-desenvolvedora da hipótese de Gaia, o conceito refere-se a uma unidade ecológica e evolutiva integrada formada por um organismo hospedeiro e todos os micro-organismos que vivem em associação com ele.
No filme, o holobionte é visualizado por meio de imagens científicas de corais, bactérias e outros organismos simbióticos, que emergem na tela junto com um elaborado design sonoro, que atua em sinergia com trechos de entrevistas da bióloga, feminista e escritora Donna Haraway, além do filósofo e sociólogo Maurizio Lazzarato e do biólogo molecular Scott Gilbert.
A exibição é uma atividade de extensão do Coletivo de Antropologia, Ambiente e Biotecnodiversidade - CHAMA e do Laboratório de Imagem e Som em Antropologia - LISA/USP e faz parte da disciplina Antropologia dos Microrganismos, que vem sendo ministrada dentro das atividades do CHAMA, que se constitui como grupo de estudos do Departamento de Antropologia da USP.
Exibição do filme "Holobiont Society", da artista suíça Dominique Koch.
Início
Local
Auditório do LISA. Rua do Anfiteatro, 181, Favo 10, USP.