Estão abertas até o dia 21/04/2025, as inscrições para o curso de extensão "Documentário e etnografia no Brasil: O cinema de Eduardo Coutinho", que será realizado de 29/04/2025 a 01/07/2025, na modalidade à distância.
O curso tem como objetivo explorar a relação entre o cinema documentário de Eduardo Coutinho e a prática etnográfica, destacando como o cineasta brasileiro utiliza o documentário como uma ferramenta de reflexão sobre a realidade social do Brasil, sobretudo pós-1960. A partir da análise de obras-chave de Coutinho, o curso busca investigar as especificidades de sua abordagem cinematográfica, que dialoga com métodos antropológicos de observação, descrição e a priorização do local e do particular. Além disso, pretende-se discutir o impacto histórico e estético do cinema documentário no Brasil, considerando que Coutinho produziu filmes ao longo de meio século, o que configura sua obra como uma espécie de documentação das inflexões históricas, sociais e políticas que marcaram o país nesse período. O curso visa, ainda, preencher uma lacuna nos estudos acadêmicos sobre a obra de Coutinho dentro da antropologia, oferecendo uma leitura crítica e integrada entre cinema e etnografia.
- Carga horária: 10 horas
- Certificado de participação
- Vagas: 50 participantes
- Para se inscrever, acesse o Sistema Apolo (clique aqui) e siga as orientações.
- Informações completas sobre o curso, inscrição, isenção e matrícula, acesse o site do Serviço de Cultura e Extensão da FFLCH: https://sce.fflch.usp.br/node/6029
- Em caso de dificuldades durante a inscrição, solicite ajuda à equipe do Sistema Apolo: apolo@usp.br