Seminários do DA - Filmando artistas em terras distantes: desafios da etnobiografia transcultural

Início
Local
Sala 24 do Prédio das Ciências Sociais - Av. Prof. Luciano Gualberto, 315

Palestrantes: Kelly Koide e Yuri Prado

Kelly Koide é doutora em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), com estágio na Université Lyon I. É pós-doutoranda no Departamento de Antropologia da USP, onde realiza pesquisas sobre a trajetória e a obra de Claudia Andujar e Maureen Bisilliat. Pesquisadora do Grupo de Antropologia Visual (GRAVI – USP).

Yuri Prado é doutor em Música pela ECA-USP, com estágio na Université Paris VIII. É pós-doutorando em Antropologia na FFLCH-USP, tendo recentemente realizado estágio de pesquisa na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS). Suas pesquisas têm sido dedicadas ao estudo etnomusicológico de indivíduos, com foco nas figuras de Julio Valverde e Charles Kely Zana-Rotsy.

Os filmes “Jail Birds” e “Open Gasy”, dirigidos, respectivamente, pelos pós-doutorandos Kelly Koide e Yuri Prado, têm em comum o enfoque em artistas a partir de uma perspectiva etnobiográfica. Em “Jail Birds”, a artista plástica Henrietta Mantooth fala sobre suas obras, que discutem o encarceramento em massa nos EUA, em seu ateliê em Manhattan e durante a montagem de uma exposição permanente na Hudson County Community College. Já “Open Gasy” retrata a trajetória de Charles Kely Zana-Rotsy, guitarrista e cantor malgaxe que teve participação significativa no cenário da world music na França. Através da exibição dos dois filmes, os diretores pretendem discutir os desafios da produção cinematográfica em um país estrangeiro, assim como para o estabelecimento, em um tempo limitado, de uma relação etnográfica mediada pela câmera.