Sexta do Mês - As múltiplas camadas do acolhimento: saúde mental na pauta da universidade

Sala 24, prédio de Filosofia e Ciências Sociais - USP

Sexta do Mês: As múltiplas camadas do acolhimento: saúde mental na pauta da universidade

29/09 às 9h30 na Sala 24 do Prédio de Ciências Sociais na USP e também transmissão via Youtube.

Convidadas(os):
Regina Facchini (Antropóloga e pesquisadora do PAGU/Unicamp)
Elizabete Franco Cruz (Psicóloga e docente da EACH)
Karaí Mirin (Guarani e mestrando do IP-USP)

Mediação:
Felipe Paes Piva (Mestrando do PPGAS-USP)

A saúde dentro do ambiente acadêmico configura um tema de fundamental importância para as políticas de inclusão e permanência no ensino superior. Ao adentrar na universidade, os ingressantes vivenciam um delicado processo de nascimento institucional, agora apresentados a novos circuitos de sociabilidade. Aprender a habitar esses espaços, porém, não se resume apenas ao momento inicial da entrada, mas se estende ao longo de todo o seu período de vínculo. Nesse sentido, entende-se que a construção de redes de apoio deve ser uma demanda contínua por parte de todas as pessoas que fazem parte dessa comunidade.
Logo, com a intenção de debater como a saúde mental afeta a vida de estudantes, docentes e servidores técnicos-administrativos, a Sexta do Mês de Setembro propõe uma mesa sobre a produção coletiva do cuidado no interior das universidades públicas. Atualmente, no contexto de um cotidiano “pós”-pandêmico e fortemente marcado pela virtualização das relações humanas, propomos questionar as mudanças no modo de expressão dos adoecimentos. Além disso, busca-se associar esses mal-estares com os marcadores combinados da diferença, de maneira a traçar um quadro ampliado das vulnerabilidades sociais e das condições de precariedade no público universitário. O debate não se furtará em analisar o papel das políticas de ação afirmativa na promoção do acolhimento emocional, trazendo à conversa os efeitos gerados pelas medidas institucionais tomadas por cada órgão ou faculdade, associando-os à conjuntura pública mais geral. Em suma, também será interrogado qual a noção de “saúde mental” que norteia tais políticas, com o objetivo de conformar uma percepção a respeito do cuidado que perpassa as diversas esferas da existência.