No dia 05 de maio de 2023, foi decretado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) o fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional da Covid-19, um pouco mais de três anos após a mesma entidade ter anunciado seu início. Esta ação de caráter epidemiológico e político não representa o fim da pandemia, mas sim que chegou a hora dos países fazerem a transição do modo de emergência para o manejo da doenças junto a outras de caráter infeccioso. Ao ouvir a notícia, muitas pessoas certamente se emocionaram. Esta reação não está necessariamente relacionada há alguma alteração no cotidiano em si, já que há meses temos retomado nossas vidas – graças à vacinação, necessário ressaltar –, mas porque a pandemia Covid-19 e a forma como ela foi conduzida, mudou profundamente nossas vidas, relações e subjetividades. Assim, se a Emergência de Saúde Pública acabou os efeitos da crise continuam em nossas memórias, corpos, no luto cotidiano e na vida coletiva.
O Podcast "Ecos Pandêmicos" tem como objetivo refletir sobre tais efeitos. Iniciamos sua produção em 2021, ainda em um período muito dramático da crise. Abordamos a pandemia numa dupla temporalidade. Reunimos múltiplas vozes – pesquisadoras, ativistas, profissionais de políticas sociais, moradoras das periferias e outras presenças que circularam na imprensa e nas redes sociais – para compreender o que vivíamos. Concomitantemente, o passado recente ecoou num esforço de elaboração de nossos medos, perdas, adoecimentos e dos efeitos duradouros do processo, trágico para mais de 700.000 pessoas. Impondo assim dificuldades de entrever um futuro.
Partimos da experiência brasileira, mas tendo como pano de fundo o sul-global a partir de um jogo de espelhos com o contexto sul-africano. As desigualdades sociais de países como Brasil e África do Sul foram intensificadas com a pandemia? Como o Sistema de Saúde Público brasileiro enfrentou a Covid-19? Como passamos a conviver com a hesitação vacinal generalizada? Por que a insegurança alimentar voltou a ser um pesadelo para o país? Para quem o cuidado se tornou mais pesado durante a pandemia? Buscamos construir um espaço de partilha e de reflexão a respeito das dificuldades, experiências e aprendizados de um dos períodos mais sombrios de nossa história. Procuramos, ainda, demonstrar como as ciências humanas, mais especificamente a antropologia, pode contribuir para o enfrentamento dos efeitos duradouros da Covid-19. Neste sentido, o Podcast cumpre o papel não só de divulgação científica, mas tem também a intenção de intervir no debate público sobre o tema.
O Podcast está disponível no canal do PPGAS no Youtube e no Spotify.
O Podcast "Ecos Pandêmicos" é produto do projeto de extensão universitária "A pandemia do Covid-19 sob perspectiva interseccional em territórios periféricos: diálogos entre Brasil e África do Sul", financiado pelo Pró-reitoria de Cultura Extensão Universitária (PRCEU/USP) no âmbito do Edital: ODS-ONU (2021) coordenado por Laura Moutinho, professora do Programa de Antropologia Social (PPGAS) da Faculdade de Filosofia Letras e ciências humanas (FFLCH) da USP e vice-coordenado por Márcia Thereza Couto professora do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina também da USP, a FMUSP. O projeto contou com o apoio do Laboratório de Imagem e Som em Antropologia (LISA/FFLCH/USP), Núcleo dos Marcadores Sociais da Diferença (NUMAS/FFLCH/USP) e do Núcleo de Saúde, Interseccionalidade e Marcadores Sociais da Diferença (SIMAS/FMUSP)
FICHA TÉCNICA DO PODCAST
Direção e apresentação: Milena Mateuzi Carmo
Produção: Laura Moutinho, Márcia Couto e Milena Mateuzi Carmo
Roteiro: Alessandra Kelly Tavares de Oliveira, Camila Carvalho de Souza Amorim, Elda de Oliveira, Fernanda Martinelli, Laura Moutinho, Luana Luz, Milena Mateuzi Carmo e Thais Henriques Tiriba,.
Pesquisa: Alessandra Kelly Tavares de Oliveira, Bruna Aparecida Gonçalves, Camila Carvalho de Souza Amorim, Elda de Oliveira, Fernanda Martinelli, Laura Moutinho, Luana Luz, Milena Mateuzi Carmo, Thais Henriques Tiriba e Thiago Mendonça da Silva
Entrevistas: Alessandra Kelly Tavares, Elda de Oliveira, Laura Moutinho, Luana Luz, Maria Edijane Alves, Milena Mateuzi Carmo e Thais Tiriba,
Gravação em estúdio: Lisa – Laboratório de Imagem e Som em Antropologia com trabalhos técnicos de Leonardo Rovina Fuzer e Luana Luz. Javali Filmes, com trabalhos técnicos de Anderson Souza.
Edição e desenho de som: Anderson Souza e Milena Mateuzi Carmo
Dublagem em português: Thais Tiriba e Rodrigo Figueiredo da Conceição
Tradução: Thais Henriques Tiriba
Identidade Visual: Gustavo Deslandes
Distribuição: Santiago Ribeiro Sousa e Milena Mateuzi Carmo
Agradecimentos:
André Lima, Celso Luiz de Oliveira Junior, Elaine Lima, Eliane Weinfurter, Eugênia Motta, Fernanda Almeida, Luana Oliveira, Lucilene Albino, Maria Railda Silva, Pedro Lopes, Ricardo Souza Santos, Soraya Fleisher, às trabalhadoras do SASF-Capão Redondo e às pessoas que participaram dos grupos focais ao longo do projeto.