Litorais e paisagens fantasmas [mover, mover-se, comover-se] por Carolina Junqueira dos Santos

Rua do Anfiteatro, 181 - favo 10, Cidade Universitária, São Paulo - SP

Sexta-feira, dia 19 de maio de 2023, às 14h30
LISA - Laboratório de Imagem e Som em Antropologia - FFLCH/USP
Rua do Anfiteatro, 181 - favo 10, Cidade Universitária, São Paulo - SP

Depois de chegar ao mar, e adentrar a dimensão litorânea do mundo, entendi que toda paisagem é uma paisagem fantasma. Há marcas no chão, ainda que frágeis e temporárias, marcas que desaparecem na próxima subida da maré. Quantos mortos habitam o mundo dos vivos, ruas e estradas, o horizonte onde agora se agitam as asas de um pássaro? Percorri as mais diversas paisagens em busca do que nelas faltava, carregando a pergunta: o que resta? Hoje encontro algas e corais, mas sigo com os fantasmas. Pesquisar é mover-se e fazer mover o mundo inteiro. A viagem continua, fazendo-se de restos, restos escavados e remontados, reorientando de forma permanente a sua própria narrativa.

Carolina Junqueira dos Santos é doutora e mestre em Artes pela Escola de Belas Artes da UFMG. Realizou seu pós-doutorado no Departamento de Antropologia da USP, com estágio na EHESS, em Paris. Realizou diversas pesquisas de campo em busca das marcas e inscrições dos mortos nas paisagens e o vínculo com os vivos. Investiga sobretudo imagens e práticas de memória, entre fotografias, monumentos aos mortos, produções artísticas e literárias em torno do luto. Sua tese doutoral, sobre fotografias de família em contexto de luto, ganhou o Prêmio Capes de Tese de 2016. Em 2020, publicou o website . Instagram <@corpo.lacuna>.