
Violência de gênero no ambiente acadêmico: um estudo comparativo entre Brasil e Chile.
A presente pesquisa realizou um estudo comparativo sobre a violência de gênero no ambiente acadêmico em universidades do Brasil e Chile, utilizando como referencial teórico-metodológico os estudos a partir dos marcadores sociais da diferença e da interseccionalidade. Foi realizado um trabalho de campo etnográfico nas universidades, e a sistematização de cerca de 400 formulários e 40 entrevistas em profundidade, realizando um levantamento de dados em duas frentes. Na primeira, com relação à motivação para as denúncias, ações de promoção da escuta e à mobilização das vítimas/sobreviventes/denunciantes em movimentos, coletivos ou associações, por meio de formulário estruturado com respostas de múltipla escolha e perguntas abertas, como também entrevistas em profundidade, semiestruturadas, para a descrição dos relatos. Na segunda frente, foram pesquisadas as respostas institucionais, bem como se as universidades realizam políticas de prevenção, educação e comunicação que visem o enfrentamento à desigualdade de gênero; realizei o levantamento dos mecanismos e/ou órgãos específicos de apuração das denúncias, as sanções ou penalidades aplicadas aos agressores, por meio de sindicâncias e processos administrativos. Os diversos relatos e estudos sobre esse tema apontam para uma reprodução de procedimentos e ações violentas contra as vítimas/sobreviventes/denunciantes, gerando revitimização principalmente às mulheres que decidem denunciar, com consequências drásticas ao ensino, pesquisa e extensão no ambiente acadêmico. No Brasil e no Chile a produção sobre o tema é recente, assim como as ações realizadas pelas diferentes instituições. Observei que os movimentos sociais, as pesquisadoras sobre o tema e os coletivos feministas têm sido os principais agentes na mobilização para cobrança de políticas institucionais com o foco na prevenção e enfrentamento à violência de gênero nas universidades, faltando às instituições uma tomada de posição mais efetiva sobre o tema e ações concretas a serem implementadas a curto, médio e longo prazo.