Histórico de Eventos indicados pelo DA

Início:
Início
Online

Esta fala da professora Heloisa Buarque de Almeida retoma um panorama das questões e agressões ligadas a gênero, raça, sexualidade e classe que afetam a vida acadêmica, a partir dos dados de sua experiência na USP como docente, atuante na Rede Não Cala USP e envolvida com questões de Direitos Humanos. Informações retiradas da pesquisa "Interações na USP" são também indicadas nesta fala, a convite da comissão "Acolhe IB".

O link é: https://www.youtube.com/watch?v=s7CPb1EcFMM

Início:
Início
Online

A primeira Cátedra de Antropologia Social da British Commonwealth foi inauguradana Universidade da Cidade do Cavo, University of Cape Town(UCT), pelo antropólogo britânico Alfred Radcliffe-Brown, em 1921. Situada numa África do Sul anterior ao apartheid, surgiu em contraposição ao regime racista de exceção que se instaura em 1948. O objetivo da conferência é dar inteligibilidade a relações sociais e de poder imersas numa complexa malha geopolítica, para além da dualidade colônia/metrópole, que reconfiguram as questões de segregação, de raça e gênero, num tempo e espaço específicos, conformando as fronteiras da antropologia então praticada.

 

Inscrições: http://bit.ly/conferencia_agosto21

 

Assista em: unifesp.br/webinar - Acessar com a opção "Não tenho conta"

Início:
Início
Online

Evento (8 a 9/7/2021) sob a co-organização de Juliana Manzoni Cavalcanti, pós-doutoranda do DA-USP: https://campusvirtual.fiocruz.br/portal/?q=evento/60791

Início:
Início
Online

Queridas e queridos colegas,

Em razão dos graves acontecimentos que ocorrem na Colômbia desde a semana passada, que culminaram em greves e repressões violentas nos últimos dias, decidimos adiar o nosso evento que contava com a participação de várias colegas antropólogas colombianas e com o apoio institucional da Universidad Externado de Colômbia. Desta forma, nossa decisão está calcada primeiramente no respeito e na solidariedade pelo o que nossas colegas colombianas estão atravessando e no apoio, de forma generalizada aos estudantes , acadêmicos e demais cidadão colombianos.

Informamos também que as mesas serão transferidas para os dias 26 e 27 de maio e contamos com a ajuda de todes para divulgar esse adiamento realizado em caráter de urgência.

Agradecemos desde já pelo apoio e compreensão.

Um forte abraço,

Juliana Caruso em nome do comitê de organização

Início:
Início
Youtube

O filme Woya Hayi Mawe - Para onde vais?, dirigido por Rose Satiko Hikiji e Jasper Chalcraft, será exibido e discutido no Seminário Internacional “África, Brasil e Diáspora: ressignificando os olhares e as relações entre os povos”, na sessão Rotas e raízes: música e translocalidade entre África e Brasil. A exibição acontece domingo, 31/01, as 9h, no canal de Youtube da revista "África e Africanidades". e o debate com os diretores, Rose Satiko Hikiji e Jasper Chalcraft, e a protagonista, Lenna Bahule, às 10h.

Início:
Início
Inscrições: Casa Guilherme de Almeida; Exibição: ZOOM

A presença africana na música brasileira se manifesta de diversas formas. Se, em 1966, Baden Powell “carioquizava” o candomblé com os afro-sambas que compôs com Vinícius de Moraes, meio século depois vivemos um momento inédito com a chegada de músicos de diferentes países africanos à metrópole paulistana. No filme Afro-Sampas observamos o que pode acontecer quando músicos dos dois lados do Atlântico são colocados em contato na cidade onde vivem. Yannick Delass (República Democrática do Congo), Edoh Fiho (Togo), Lenna Bahule (Moçambique) e os brasileiros Ari Colares, Chico Saraiva e Meno del Picchia aceitaram nosso convite para um primeiro encontro no qual experimentam sonoridades, memórias e criatividades.
Afro-Sampas recebeu o prêmio de melhor filme no Encontro da ANPOCS, 2020, e Woya Hayi Mawe – Para onde vais? – outro filme dos mesmos diretores – foi eleito o melhor média-metragem no Prêmio Pierre Verger 2020 (Associação Brasileira de Antropologia).
O evento é comemorativo do aniversário de São Paulo e a sessão do filme será online via Zoom, no dia 23 de janeiro, sábado, às 15h. Inscrições gratuitas!
Inscrições no site da Casa Guilherme de Almeida
A exibição do documentário e o debate serão online através da plataforma Zoom

Início:
Início
Período:
Período
16/01/2021 até 31/01/2021
Videoconferência

LINK para inscrição aqui.

O Seminário Internacional “África, Brasil e Diáspora: ressignificando os olhares e as relações entre os povos” será um evento de fôlego dedicado a debater e propor uma leitura diversa sobre as relações internacionais África-Brasil, suas práticas, atores e outras possibilidades. Em janeiro de 2021 será realizada uma sequência de encontros virtuais com conferências, mesas-debate e atividades cultuais - conversas voltadas a diversos eixos temáticos inseridos em um recorte que parte de alguns pontos de contato como, por exemplo, Antropologia, Sociologia e História da África e Diáspora Africana; Olhares femininos: perspectivas e movimentos de mulheres nas relações internacionais; Diáspora Africana, Raça, Migrações e Refúgios; Estudos Decoloniais e Relações Internacionais; Religiosidades e Relações Sociais; Religiosidades de Matriz Africana e Afro-brasileira; Atores das Relações internacionais Brasil-África / África-Brasil, nos diferentes aspectos. As inscrições para acompanhar os eventos online e obtenção de certificados poderão ser feitas através desta página a partir do dia 20 de novembro de 2020.

Início:
Início
Período:
Período
16/12/2020 até 18/12/2020
Canal FFLCH-USP - Youtube
Co-organizado pelo SESC, UNESCO e Núcleo de Sociologia da Cultura da USP (NSC-USP), o seminário Debates sobre Cultura e Impactos da Covid-19 acontece entre os dias 16 e 18 de dezembro por videoconferência
O evento tem como objetivo contribuir com o debate sobre os efeitos da pandemia de Covid-19 junto aos diferentes segmentos da cultura e das artes no Brasil. Para isto, partirá da apresentação e discussão dos resultados da pesquisa Percepção dos impactos da Covid-19 (https://iccscovid19.com.br/) nos setores cultural e criativo do Brasil, da qual a FFLCH-USP é apoiadora, seguida de um debate ampliado sobre a situação dos diferentes circuitos artístico-culturais no período anterior à pandemia e durante o isolamento social adotado em março de 2020
Abaixo a programação e convidados de cada mesa. Todas as discussões serão transmitidas através do canal da FFLCH-USP no Youtube: https://www.youtube.com/uspfflch1
Abertura
Dia 16/12 (quarta) Das 17:00 às 19:00
Gilberto Figueiredo (Sesc Nacional)
Isabel de Paula (UNESCO Brasil)
Maria Arminda do Nascimento Arruda (FFLCH/ USP/ NSC)
Rodrigo Amaral (USP)
Pesquisas sobre cultura e as implicações da pandemia
Dia 17/12 (quinta) Das 10:00 às 12:00
Daniele Canedo e Carlos Paiva (OBEC-BA/ UFRB)
Manuel Gama (POLOBS/ Universidade do Minho)
Luciana Piazzon B. Lima (Cetic.br)
Gilberto Figueiredo (Sesc Nacional)
Linguagens artísticas e seus produtores em tempos de pandemia
Dia 17/12 (quinta) Das 17:00 às 19:00
Marcello Stella (USP)
Nathanael Araújo (UNICAMP)
Daniela Vieira (UEL)
Pérola Mathias (UFRJ)
Linguagens artísticas e seus produtores em tempos de pandemia
Dia 18/12 (sexta-feira) Das 10:00 às 12:00
Larissa Lacerda Menendez (UFMA)
Guilherme Marcondes dos Santos (UECE)
Tony Nakatany (USP)
Sabrina Parracho (UFRRJ)
Encerramento
Dia 18/12 (sexta) Das 17:00 às 19:00
Maria Arminda do Nascimento Arruda (USP)
Marcelo Siqueira Ridenti (Unicamp)
Maria Eduarda da Mota Rocha (UFPE)
Danilo Santos de Miranda (SESC-SP)
Início:
Início
Canal USP - online

Evento on-line reúne especialistas da USP para discutir as vacinas contra a covid-19

O encontro vai abordar a questão das vacinas sob a ótica de cinco áreas do conhecimento: sociologia, medicina, economia, logística e direito  

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG), o Instituto de Estudos Avançados (IEA) e a Superintendência de Comunicação Social (SCS) promovem, no próximo dia 14 de dezembro (segunda-feira), o evento on-line “Vacinas e covid-19: uma visão multidisciplinar”.

O encontro, que será transmitido pelo Canal USP, a partir das 8h, reunirá especialistas da Universidade que irão abordar a questão das vacinas contra o coronavírus sob a ótica de cinco áreas do conhecimento: sociologia, medicina, economia, logística e direito.

Serão seis sessões em que serão discutidos os aspectos científicos, epidemiológicos, sociais, econômicos, jurídicos e relacionados à distribuição da vacina para a população. A mediação será feita pelo jornalista da SCS, Herton Escobar.

“A Universidade tem de estar presente nos momentos em que a população e o setor público precisam de informações qualificadas e apresentadas por especialistas nas diferentes áreas. A reunião foi planejada para responder perguntas objetivas, mas embasadas por conteúdo científico”, explica o pró-reitor de Pós-Graduação, Carlos Gilberto Carlotti Junior.

Programação do evento

8h: Abertura: Covid-19, Vacina e a Sociedade
Vahan Agopyan, reitor da USP
Glauco Arbix, professor titular do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/USP)
Guilherme Ary Plonski, professor titular do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA/USP) e diretor do Instituto de Estudos Avançados (IEA/USP)

8h10: Sessão 1 – O desenvolvimento das vacinas Covid-19, aspectos básicos
Luis Carlos Souza Ferreira, professor titular do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/USP)
Célio Silva, professor titular da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP/USP)
Jorge Elias Kalil Filho, professor titular da Faculdade de Medicina (FM/USP)  

9h: Sessão 2 – O Instituto Butantan e a vacina para Covid-19, situação atual
Dimas Covas, professor titular da FMRP/USP e diretor do Instituto Butantan

9h15: Sessão 3 – Vacinação: estado da arte dos aspectos epidemiológicos e clínicos
Esper Kallas, professor titular da Faculdade de Medicina (FM/USP)
Expedito José de Albuquerque Luna, professor do Departamento de Medicina Preventiva da FM/USP

10h15 – Perguntas e discussão

10h45 – Sessão 4: Vacinação: logística para a vacinação covid-19 no Brasil
Claudio Barbieri, professor titular do Departamento de Engenharia de Transportes da Escola Politécnica (Poli/USP)
Paulo Gonçalves, Universidade de Lugano
Hugo Tsugunobu Yoshida Yoshizaki, professor associado do Departamento de Engenharia de Produção da Poli/USP

11h15 – Sessão 5: Os custos de uma vacina e de uma pandemia
Maria Dolores Montoya Diaz, professora titular do Departamento de Economia da FEA/USP
Fernando Antônio Slaibe Postali, professor titular do Departamento de Economia da FEA/USP

11h45 – Sessão 6: Sociedade, Estado e Direito na Vacinação
Virgílio Afonso da Silva, professor titular da Faculdade de Direito (FD/USP)

12h15 – Perguntas e discussão

12h45 – Encerramento
Carlos Gilberto Carlotti Junior, pró-reitor de Pós-Graduação da USP

Início:
Início
Período:
Período
09/12/2020 até 09/12/2020
Online(Facebook e Youtube)

Nesta quarta-feira, 9/12, às 19h, a professora Rose Satiko Hikiji, vice-coordenadora do Laboratório de Imagem e Som em Antropologia (LISA-USP), é entrevistada no In-Edit Talks, por Marcelo Aliche e Maurício Gaia do In-Edit Brasil, Festival e canal de Documentários Musicais.

Ao vivo no YouTube e Facebook do In Edit Brasil.

Link para o canal no youtube do In-Edit Talks Brasil você encontra aqui.