CEstA convida: Diálogos Ameríndios - debate sobre a criação do video game "Huni Kuin" com Isaka Huni Kuin

sexta-feira, 19 Fevereiro, 2016 - 14:30

No dia 19/02/2016 (sexta-feira), no LISA (Laboratório de Imagem e Som em Antropologia), Isaka Huni Kuin (Kaxinawá) irá falar sobre o processo de criação do videogame Huni Kuin: Yube Baitana (os caminhos da jiboia), que está sendo feito em parceria entre uma equipe de antropólogos, desenvolvedores de games e os Huni Kuin da Terra Indígena Kaxinawá do Jordão, do qual ele é o coordenador indígena.

Osvaldo Manduca Mateus Kaxinawá (Isaka) é professor na aldeia São Joaquim/Centro de Memórias, Terra Indígena Kaxinawá do Baixo Rio Jordão, Acre. É filho do pajé Agostinho Manduca Ika Muru. Isaka é presidente do coletivo de produções audiovisuais “Beya Xinã Bena” (Cultura Novo Tempo) e um dos coordenadores do Ponto de Cultura de sua aldeia.

Este jogo eletrônico foi desenvolvido a fim de abordar a cultura do povo indígena Kaxinawá (ou Huni Kuin, como eles próprios costumam se denominar), a fim de possibilitar uma experiência de intercâmbio de conhecimentos e memórias indígenas por meio de uma nova linguagem: os videogames.

A proposta do jogo é propiciar uma imersão no universo Kaxinawá, em que os jogadores possam entrar em contato com saberes indígenas – como os cantos, grafismos, histórias, mitos e rituais deste povo – possibilitando uma circulação destes conhecimentos por uma rede mais ampla.

Neste sentido, a própria produção do jogo foi concebida como uma criação coletiva da equipe de pesquisadores, da equipe técnica e dos narradores, desenhistas e cantadores indígenas envolvidos no projeto, que buscaram um esforço permanente de tradução entre culturas, mídias e formatos.

No mês de Abril o jogo completo estará disponível gratuitamente na internet em quatro idiomas: hatxã kuin, português, inglês e espanhol.

 

Departamento de Antropologia - FFLCH - USP
Avenida Professor Luciano Gualberto, 315, sala 1061, Cidade Universitária , São Paulo-SP - CEP: 05508-010, Caixa Postal 72042

Telefones:
Graduação: +55 (11) 2648-0622 / Secretaria da chefia: +55 (11) 3091-3718   
Horário de atendimento: 08h às 20h

Facebook: https://www.facebook.com/Depto-de-Antropologia-da-USP-129610127061382/