Heloisa Buarque de Almeida

Antropologia Urbana
Marcadores Sociais da Diferença
Áreas de Interesse

Atua nas Linhas de Pesquisa de Marcadores Sociais da Diferença e Antropologia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, mídia, consumo, família, corpo e violência de gênero.

Produções Online

Teses e Dissertações:

Artigos e Capítulos de livros:

Há mais artigos disponíveis clicando aqui

2017. From Doctor to Monster: Disputes over The Categories of Sexual Violence in Abdelmassih's Case Cadernos Pagu (50), 2017:e175020.

De médico e de monstro: disputas em torno das categorias de violência sexual no caso Abdelmassih

2017. Educação do corpo: o seriado Mulher e a promoção de mensagens médico-educativas. Revista Estudos Feministas, v. 25, n. 1, 2017, pp. 315-335

2015. "Classe média" para a indústria cultural. Psicol. USP, Abr 2015, vol.26, no.1, p.27-36.

2012. “Trocando em miúdos – gênero e sexualidade na TV a partir de Malu Mulher”, Revista Brasileira de Ciências Sociais, vol.27, n. 79, Junho.

2007, “Consumidoras e heroínas: gênero na telenovela”, Revista de Estudos Feministas, Vol.15, n.1.

2006. Debert, Guita Grin and Almeida, Heloisa Buarque de. Entrevista com Sherry Ortner. Cad. Pagu, Dez 2006, no.27, p.427-447.

2003. "Telenovela and Gender in Brazil”, Global Media Journal, Spring, vol.2, n.2

2003. “Famílias diante das telenovelas”, Cadernos de Antropologia e Imagem, n. 17.

2002. “Melodrama Comercial: reflexões sobre a feminilização da telenovela”, Cadernos Pagu, n. 19.

Entrevistas e material de imprensa:

Entrevista para o jornal Nexo. Novos feminismos e a luta pelos direitos das mulheres

Entrevista par ao site Ponte, da CartaCapital. Ao se culpar a vítima, revela-se que não vemos homens e mulheres com direitos iguais

Entrevista para o Jornal do Campus. Há um problema evidente com a noção de consentimento

Aula pública na Opera Mundi: Gênero se aprende na escola

Entrevista para a revista Trip. Paradoxo de salto alto