Os Caminhos Das Sementes De Ana Luísa Sertã Vence Mostra De Filmes Na ANPOCS

[Notícia replicada do site do LabNAU - Laboratório do Núcleo de Antropologia Urbana da USP]

Os Caminhos das Sementes, curta da colega Ana Luísa Sertã Almada Mauro, foi escolhido como vencedor da mostra de filmes do 41º encontro da ANPOCS.

Sete filmes foram apresentados e avaliados pela Comissão de Imagem e Som da associação que contou com um representante do Instituto Moreira Salles. A premiação ocorreu na assembleia geral do dia 27 de outubro no Hotel Glória.

Ana Luísa é integrante do Grupo de Etnologia Urbana do NAU e o vídeo é resultado de sua pesquisa de mestrado que começou em 2010; surge como uma abordagem visual em relação ao seu objeto de pesquisa pois “mais do que descrever sementes, árvores, colares, gestos, caminhos e coletas, era preciso mostrá-los."

"Em Os Caminhos das Sementes acompanhamos Regina Vilácio em uma jornada mobilizada por sementes. Da coleta de algumas variedades na área urbana de Manaus, partimos em direção a Maués, na entrada da Terra Indígena Andirá-Marau, em busca de espécies típicas da região do Baixo Amazonas, consideradas essenciais para o artesanato sateré-mawé. Refazendo os passos de sua mãe Zenilda, cuja memória permeia toda a narrativa do filme, Regina pretende retomar uma prática comum entre as artesãs Sateré-Mawé em Manaus e nas aldeias: a troca de roupas por sementes."¹

O NAU parabeniza Ana Luísa pelo excepcional trabalho!

¹ Sinopse por Ana Luísa Sertã