27, 28 e 29 de novembro de 2019
Organização:
Núcleo de Antropologia, Performance e Drama – NAPEDRA
Laboratório de Imagem e Som em Antropologia – LISA
quarta-feira, 27, manhã, 9h30
1 Movimento quadril: dos ricochetes do quadril feminino “periférico” à construção de subjetividade em contextos anti-patriarcais
Ana Carolina Alves de Toledo (Grupo Terreiro de Investigações Cênicas/UNESP)
2 Indumentárias, trajes e vestimentas de candomblé: perpetuação na diáspora brasileira
José Roberto Lima Santos (Grupo Terreiro de Investigações Cênicas/UNESP)
3 “O jogo de facho das comadres”: corpo, técnica e performance das marisqueiras (Matarandiba, Ba)
Renata Freitas Machado (Napedra/USP)
quarta-feira, 27, tarde, 14h
1 Réus e jurados nos palcos e bastidores dos Tribunais do Júri brasileiro e francês: eloquências do silêncio e da voz
Ana Lúcia Pastore Schritzmeyer (Núcleo de Antropologia do Direito – Nadir/USP)
2 Reflexões sobre patrimônio cultural como experiência e performance
Carlos E. R. Gimenes (Napedra/USP)
quarta-feira, 27, tarde, 16h30
1 Recital de músicas acusmáticas feitas por alunos do Projeto Guri
Rafael Fajiolli de Oliveira (USP)
2 ::SITUAÇÕES:: o lugar específico na criação performática
Danikùle - Danilo Bezerra de Souza (USP)
3 O exercício performático da pesquisa antropológica
Bárbara Ariola (PPGCS/UNIFESP)
quinta-feira, 28, manhã, 9h30
1 É como tentar organizar um rio: reflexões sobre montagem e representação nos batuques do rio São Francisco
Pâmilla Vilas Boas (Napedra/USP)
2 O ensino de artes corporais e música para escolas de arte: capoeira e teatro
João Luis Uchoa (Napedra/USP)
3 Batuko e Kola San Jon: Práticas culturais cabo-verdianas em Lisboa, na perspectiva dos estudos decoloniais
Marianna Francisca Martins Monteiro (Grupo Terreiro de Investigações Cênicas/UNESP)
quinta-feira, 28, tarde, 14h
1 “Foi um projeto muito bom, mas acabou com o que nóis tinha”: ambíguas visages do “progresso” em comunidades tradicionais e quilombolas do Pará
Adriana de Oliveira Silva (Napedra/USP)
2 “O Quilombo Ilú Obá não se cala!”: narrativas corp-orais de matriz africana em São Paulo
Ingrid D’Esposito (Antropologia, Dipartimento di Cultura, Politica e Società – Università di Torino, Itália)
3 Do campo de Mandinga à Carta do ABC – O ofício do Mestre da Capoeira: performance, memória e informação
Luis Flecha (Núcleo de Estudos sobre Performances, Patrimônio e Mediações Culturais – NEPPAMCs/UFMG)
quinta-feira, 28, tarde, 16h30
1 Dorothy Boom
Regina Müller (Unicamp e Atrupe – Arte e Desacato)
2 Enikeji
Roderick Steel (Poéticas e Técnicas em Meios e Processos Audiovisuais na ECA/USP)
sexta-feira, 29, manhã, 9h30
1 Grotowski: percursos de pesquisa
Ilda Andrade (Grupo Terreiro de Investigações Cênicas/UNESP)
2 Repensando rito e cena em Jerzy Grotowski
Thiago Miguel Sabino (Grupo Terreiro de Investigações Cênicas/UNESP)
3 Uma autoetnografia do Hajj - quando a pesquisadora peregrina
Francirosy Campos Barbosa (Grupo de Antropologia em Contextos Islâmicos e Árabes – Gracias/Gravi/Napedra/Cerne/USP)
sexta-feira, 29, tarde, 14h
1 Agrofloresteiros na capital do agronegócio: cultivos biodiversos, engajamentos multiespecíficos e ritmos vitais múltiplos contra a homegeneização capitalista
Carlos Alberto Corrêa Moro (Napedra/USP)
2 Imagem dialética e cronotopo: escavando a dimensão espaço-temporal das imagens
João Paulo de Freitas Campos (Napedra/USP)
3 Sismologia da performance: palcos, tempos e f(r)icções
John C. Dawsey (Napedra/USP)
sexta-feira, 29, tarde, 16h30
1 O afrofuturismo e a necessidade do amanhã
Cláudio Valentin (Design/UEMG – Universidade do Estado de Minas Gerais)
2 Proclamação na República
ilipe dos Santos Barrocas (ECA/USP)
3 Performance e colonialidade
Rubens Alves da Silva (Napedra/USP e Núcleo de Estudos sobre Performances, Patrimônio e Mediações Culturais – NEPPAMCs/UFMG)